domingo, junho 29, 2008
Sondagem - Indiana Jones
Depois de inquirida a opinião sobre os festivais de cinema portugueses, entramos pela porta grande de Hollywood através de um dos maiores heróis de sempre: Indiana Jones. O que pretendemos saber é qual é o vosso capítulo preferido, havendo ainda espaço para aqueles que não gostam, ou que nunca viram.




No entanto, e numa perspectiva diferente do que temos feito apresentamos de seguida as preferências, acompanhadas do respectivo texto, dos membros deste blogue. Sem mais demoras


- Opção 1 - Indiana Jones e os Salteadores da Arca Perdida - Duarte

"Lembro-me de ter gasto até à exaustão a velhinha fita de uma cassete de VHS com a gravação desta delirante aventura criada por Lucas e Spielberg. E os motivos eram óbvios. É uma personagem, e um tipo de cinema, que marcou a minha geração, e que satisfazia o meu incansável apetite por aventuras, desventuras e doses fervorosas de misticismo. Está aqui tudo neste eclodir da saga - a acção, os locais, os one-liners, o gore e o constante sentido de humor, que ainda hoje torna Indiana Jones uma espécie de Arqueólogo sem igual."


- Opção 2 - Indiana Jones e o Templo Perdido - Paulo

"Sei que estou no grupo da minoria, mas não posso deixar de defender firmemente as minhas convicções, especialmente quando o assunto é Indiana Jones. Por muito que Raiders of the Lost Ark e Indiana Jones and the Last Cruzade sejam obras de comprovadíssimos méritos, e Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull seja uma variação menor, ainda que divertida, dos filmes anteriores, nenhum deles me deixa tão extasiado como Indiana Jones and the Temple of Doom. Serei franco: esta escolha está irremediavelmente ligada às minhas memórias de infância, e consequentemente às longas horas passadas diante da TV onde o velhinho VHS gravado me mostrava o arqueólogo, a loiraça irritante e o puto em constante gritaria ("no time for love, Dr. Jones!" é uma frase que ainda hoje acompanha o meu vernáculo). Mas a verdade é que, mesmo em revisionamentos actuais, não tenho qualquer dúvida de que o valor de entretenimento que o segundo filme da saga me proporciona é incomparável a qualquer outro. Seja pela fabulosa abertura sempre a abrir – vamos de um musical a uma queda nas cataratas em pouco mais de 10 minutos – seja porque tem uma das refeições mais deliciosamente repugnantes da história do cinema, seja porque é um autêntico carrossel de emoções, que quase nem permite sequer exercer o direito à respiração. Caros amigos, se isto não é a perfeição, então não sei o que seja..."


- Opção 3 - Indiana Jones e a Grande Cruzada - PR e H.

"A terceira aventura de Indiana Jones é de todas a minha predilecta pois reúne o que já me cativara nas anteriores com uma maior quantidade de descobertas e reviravoltas e, naturalmente, a participação memorável de Sean Connery como o pai de Indy. Além disso, toda a demanda desta aventura – pelo Santo Graal – e as provas que o dr. Jones tem de passar para chegar ao que procura revestem-se de uma dimensão mais espiritual muito interessante. Se é sempre um prazer regressar aos filmes de Indy, é um prazer redobrado rever A Grande Cruzada." H.

"A Grande Cruzada é a minha aventura preferida do Indiana Jones devido ao elemento adicional às duas primeiras obras: Sir Sean Connery. Porque se é verdade que nos outros filmes também tínhamos excelentes histórias por detrás, gags históricos e um Indiana em grande acção, é no culminar da trilogia que é esculpido de forma soberba o perfil do protagonista através da sua relação com o seu pai. É neste filme que a personagem se torna tridimensional e nos consegue tocar onde os outros não conseguiram. E aí que o filme se eleva e se torna uma obra-prima absoluta" PR


- Opção 4 - Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal

- Opção 5 - Nunca vi - Ana Silva

"Apesar de para muitos poder tratar-se de algo estranho, impossível, ou até para os mais fanáticos, de um acto (ou não acto) «criminoso», nunca vi nenhum dos filmes da saga Indiana Jones. De facto, até partilho da opinião de que esta personagem começa e acaba na pessoa de Harrison Ford - ao contrário do que acontece com outros «heróis» como James Bond, por exemplo - mas nem por isso tive qualquer fascínio ou ímpeto para me sentar a ver alguns destes filmes. Sinceramente não identifico nenhuma predisposição favorável ou crítica para nunca ter visto nenhuma das aventuras no grande (ou mesmo no pequeno) ecrã. Simplesmente nunca aconteceu."

- Opção 6 - "Não me aquece nem me arrefece" - not_alone

"Eu sou uma ave rara no que diz respeito à saga Indiana Jones. Assim,de forma abrupta, passa-me totalmente ao lado. Nunca vi os três primeiros filmes na totalidade e não me passa pela cabeça ir ao cinema gastar dinheiro para ver este último. É um personagem clássico? Sim. Isso interessa-me? Não. Lamento, mas o Indy não me conseguiu captivar.Quando penso em sagas e Harrison Ford, penso em Star Wars, só. O resto é conversa."


Lançados os dados, usem e abusem da caixa de comentários e votem na sondagem. Let the games begin...

posted by P.R @ 9:15 da tarde  
2 Comments:
  • At 6:52 da tarde, Blogger Cataclismo Cerebral said…

    O meu preferido é o 2. É o que corresponde melhor ao modelo de espectáculo que se evoca, embora os outros filmes sejam muito bons. Quanto à 'loiraça irritante', acho-a genial, a melhor Indy girl...

    aBRAÇO

     
  • At 12:50 da manhã, Blogger CATI said…

    Este o último filme é absolutamente dispensável!

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates