
O Coliseu estava praticamente cheio para receber pela segunda vez em Portugal um dos nomes maiores do rock: Patti Smith, uma Artista com maiúscula. Na assistência misturavam-se gerações, de admiradores de longa data já com cabelos brancos a jovens que ainda nem deviam ser nascidos quando “Horses” foi editado em 1975. A influência desta senhora é enorme e o que ela representa ainda nos fascina.
Ela aparece em palco com a banda pelas 22h, com a simplicidade na indumentária que lhe conhecemos mas todo o poder na figura e na voz. Abre com “Redondo Beach” do primeiro disco e a plateia ainda se mantém sentada ordeiramente nos lugares. Nada que não seja vencido quando Smith começa a percorrer alguns dos seus temas mais célebres, “Dancing Barefoot”, “Because the Night”, “People Have the Power” e a apoteótica “Gloria”, cantada com um Coliseu em pé por uma Patti Smith que entretanto já deixara o alto do palco para se passear por entre a multidão da assistência. “Twelve”, o último álbum composto na sua totalidade por covers não foi exaustivamente visitado, destacando-se “Are You Experienced?”, “Soul Kitchen” e a bela versão de “Smells Likes Teen Spirit”, um dos momentos altos do concerto. Patti Smith tem um estatuto já lendário na história da música, mas nem por isso o estatuto a afectou. Sempre segura mas sempre comunicativa, dedicou “Beneath The Southern Cross” a uma das muitas vidas de Fernando Pessoa e disse o quanto gosta de estar em Lisboa, agradecendo a cantar as palavras de Lou Reed: Oh it’s such a perfect day, I’m glad I spent it with you...
Fazendo da música um meio de união e de cada canção uma partilha, Patti Smith não deixou de aludir ao estado das coisas e à necessidade de construir um futuro diferente. Apontando para a guitarra vociferou que this is the only weapon we need. Duas horas a provar porque é que Patti Smith é rock n roll puro e ao mais alto nível. Mais de sessenta anos e esta senhora ainda proporciona momentos de total desvario como a interpretação final de “Rock ‘n’ Roll Nigger”.
Nunca um mito esteve tão vivo, nunca um mito esteve tão próximo. |
Continua a votar nos melhores filmes de 2007 em http://www.blogoris.blogspot.com.
Escolhe os doze que vão estar presentes na votação final de melhor filme do ano.
9 dos finalistas já são conhecidos:
Melhor filme de Janeiro – Blood Diamond
Melhor filme de Fevereiro – Tenacious D – Pick of destiny
Melhor filme de Março – The Fountain
Melhor filme de Abril – 300
Melhor filme de Maio - Zodiac
Melhor filme de Junho – Die Hard 4.0
Melhor filme de Julho – Simpsons – The movie
Melhor filme de Agosto – Disturbia
Melhor filme de Setembro - Hairspray
Outubro foi um excelente mês de cinema com filmes como "Fados" ; "Planet Terror" ; "The invisible" ; "The inner life of Martin Frost" ; "The brave one" ; "Le scanphandre et le papilon" ; "A outra margem" ; "Rescue Dawn" ; "Land of blind" entre outros.
Qual é melhor? Qual o filme que vai estar presente na lista dos doze finais? Tu decides!