quinta-feira, abril 13, 2006
Frida Kahlo no CCB

De 24 de Fevereiro a 21 de Maio deste ano está em exibição no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, uma exposição única sobre a vida e obra de Frida Kahlo (1907-1954), um dos nomes cimeiros da arte mundial do século XX.

A exposição reúne algumas das obras mais célebres da pintora, como “A coluna partida”, “O autocarro”, “Uns quantos golpes”, “Auto-retrato com macaco” ou “Hospital Henry Ford”, estando também em exibição uma série de fotografias retratando a vida de Frida desde a infância até à sua morte, destacando-se algumas como o marido, o também artista Diego Rivera, e com Léon Trotsky, aquando da sua estada no México (durante a qual for assassinado). Acrescente-se ainda o diário que Kahlo escreveu desde os 37 anos e um documentário de 51 minutos sobre a pintora. A exposição mostra ainda motivos característicos da cultura mexicana como um altar de mortos e trajes típicos, num estilo que Kahlo cultivou.

Frida Kahlo, que recentemente foi retratada em filme por Julie Taymor (com Salma Hayek no papel da artista), é uma mulher em que a sua vida e a sua arte são indissociáveis. Aproximando-se por vezes do simbolismo, nas suas pinturas encontramos expressões magníficas do seu enorme sofrimento (vítima de um grave acidente na adolescência, Frida padeceu durante toda a vida de uma série de problemas de saúde) mas de onde emerge uma admirável força e uma inigualável visão da vida. Umas vezes encontramos um certo humor negro (“Unos cuantos piquetitos”), outras uma camuflada exposição do desespero (“A máscara”), mas sempre um quê de genialidade profundamente humana.

Apesar de não incluir outras obras magníficas – como os meus favoritos pessoais “Auto-retrato com cabelo cortado”, “O sonho” ou “O suicídio de Dorothy Hale" – esta é sem dúvida uma exposição de enorme qualidade, a não perder!

Para mais informações clicar aqui.
posted by Anónimo @ 11:25 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates