domingo, outubro 05, 2008
Filme do mês | Setembro

Ana Silva Mamma Mia

Apesar de ter gostado muito de rever Phillip Seymour Hoffman - simplesmente fabuloso - e Ethan Hawke - de quem já tinha saudades, não posso deixar de destacar este mês "Mamma Mia", quase em jeito de «homenagem pessoal». O filme que celebra uma carreira brilhante dos ABBA, que dá vida a algumas das suas melhores canções, que me acompanharam desde que nasci (quase!), e que transmite a quem vê, uma energia contagiante. Meryl Streep volta a deliciar-nos com a sua versatilidade e espírito jovem, rodeada de um elenco muito divertido e de uma paisagem invejável.

H. Before the devil knows you're dead

O último filme de Lumet é uma tragédia familiar que o espectador vê desenrolar num crescendo de angústia e degradação moral. É um filme de actores que se transcendem, nomeadamente Philip Seymour Hoffman e é, acima de tudo, um trabalho de realização frio e sóbrio de um veterano que se revela desencantado com a vida. Um dos mais duros, mas um dos melhores, de 2008.

not_alone Nada a destacar

Paulo Before the devil knows you're dead
Um dos mais duros filmes de 2008, chega-nos com um considerável atraso, mas traz-nos um elenco brilhante e em grande forma (especialmente Philip Seymour Hoffman, cada vez mais o grande actor da sua geração) e Sidney Lumet de regresso aos grandes filmes. A realização é seca e implacável na forma como explora os espaços físicos e emocionais onde se movimentam as personagens, e o argumento, fragmentado e não-linear, apenas aumenta o grau de tensão à medida que nos vai oferecendo novos detalhes. Filme de actores, para adultos com bom gosto e, sem dúvida, um dos maiores murros no estômago deste 2008.

P.R. Before the devil knows you're dead
Depois de um atraso significativo (embora já seja positivo que não tenha ido directamente para dvd), o novo filme de Lumet é prodigioso. Com uma montagem e encandeamento dinâmicos que oferece uma versão complexa e tridimensional de cada personagem, Before the devil knows you're dead (belíssimo título) comprova dois dados que já muito se suspeitava: no cinema velhos são os trapos e Philip Seymour Hoffman é o melhor actor da sua geração.

Duarte Nada a destacar

P. Before the devil knows you're dead

Violento. Desesperado. Complexo. Before the devil knows you're dead é um exercício pleno de brutalidade, um verdadeira tragédia. Um elenco poderoso sob o olhar ao mesmo tempo lúcido e distorcido de Lumet. E de uma forma aparentemente simples, temos aqui um dos melhores filmes do ano.

Carlos Pereira Before the devil knows you're dead

Num mês de dois grandiosos filmes – Antes que o Diabo Saiba que Morreste e A Solidão – opto pela obra de Lumet. Não é fácil embarcar em viagem tão extrema e intensa, pontuada por pulsões de raiva e de desespero. Com uma mise-en-scène associada a uma prodigiosa economia formal, a narrativa chega-nos das diferentes perspectivas de cada personagem. E é impossível esquecer o trabalho de actores: Philip Seymour Hoffman, especialmente, é assombroso na sua composição. Aos 84 anos de idade, Sidney Lumet continua a ser um mestre da elegância e da arte de filmar.

Ursdens Nada a destacar

posted by P.R @ 8:42 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates