sábado, abril 28, 2007
Indie Lisboa | Half Moon

De Bahman Ghobadi apenas vi “As Tartarugas Também Voam”, boa surpresa que passou pelos cinemas no final do ano passado. “Half Moon” (“Niwe Mung” no original), feito para o New Crowned Hope foi o filme que Ghobadi realizou a seguir e diria que é um passo em frente na edificação de uma carreira sólida de realizador. “Half Moon” não é uma obra-prima absoluta, mas é sem dúvida um filme notável e belíssimo, provavelmente o melhor que verei no Indie este ano.

Acompanhando a viagem de um conceituado músico curdo e dos seus filhos para dar um concerto após anos de proibição sob o regime de Saddam, “Half Moon” respira Requiem, mas um Requiem onde o sentimento do fim se alia a uma alegria melancólica de últimos dias. Mamo, o velho músico, pressente a sua morte ao longo de toda a viagem, mas mesmo assim quer fazê-la até ao fim, até pisar o palco outra vez, junto dos seus filhos e da voz celeste que outrora o acompanhara.

Já alguém chamou a Ghobadi o Kusturica iraniano, e realmente há um humor e um sentido festivo que aproximam o autor de “Half Moon” do de “Underground”. O retrato humano que Ghobadi nos lega é indissociável de um sentido de contexto político-social, neste caso de divulgação da situação dos Curdos, bem como de notória homenagem à sua cultura. Há muito de colorido e musical em “Half Moon”. É impossível que não toquem os nossos sentidos os ritmos e as cores do filme, seja pela música quase omnipresente seja pela forma de majestade natural como nos são mostradas as belas paisagens do Curdistão (o formato em scope foi uma opção feliz).

Todo o final é de uma beleza avassaladora, e embora já nos preparássemos durante todo o filme para algo assim, tudo ali de certa maneira nos surpreende, nos suga e nos deixa rendidos perante uma simbiose perfeita entre graça e tristeza. Sublime poesia.

posted by Anónimo @ 12:40 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates