sábado, outubro 07, 2006
O Amante | Marguerite Duras

Fala-me, diz que soube logo, desde a travessia do rio, que eu seria assim com o primeiro amante, que amaria o amor, diz que sabe já que o hei-de enganar e também que hei-de enganar todos os homens com quem virei a estar.

Marguerite Duras é das minhas autoras de eleição em parte pela forma como (d)escreve a sua vida e experiências transformando-as em arte em bruto. A sua infância e adolescência na então colónia francesa da Indochina serviram de inspiração a várias das suas obras, como Os Insolentes ou Uma Barragem Contra o Pacífico, mas nenhuma é tão célebre como O Amante, que lhe valeu o Prémio Goncourt em 1984.

Neste livro, Duras evoca a relação que teve com o homem que lhe ensinou o significado do prazer, um homem doze anos mais velho que ela, chinês, que se tornou o seu amante quando ela tinha quinze anos e que se consumiu de amor por ela enquanto ela orquestrava já um desprendimento emocional. Isto porque ela dá-lhe tudo, excepto o amor que ele sente.

Tendo como centro a história da relação com o amante, o livro está também povoado de descrições da vida colonial, a pobreza e a miséria e os sítios dos ricos. E claro, a relação com a família, nomeadamente a figura da mãe e do irmão mais velho, recorrentes nos livros de Duras, um esconjurar das suas próprias vivências tumultuosas.
As palavras de Duras são claras e brutas, simultaneamente frias e quentes, profundamente humanas. Há uma necessidade de também nós sentirmos com esse misto de êxtase e distância o que ela conta. Só assim nos podemos deixar tocar por esta história, que ao invés de explorar o escândalo, procura traçar um retrato pessoal, concomitantemente nostálgico e desencantado, dos tempos que passaram.

O livro foi adaptado ao cinema em 1992 por Jean-Jacques Annaud.

posted by Anónimo @ 11:49 da manhã  
1 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates