sexta-feira, abril 28, 2006
Indie Lisboa | Indie Music | Leonard Cohen: I'm Your Man

Leonard Cohen é um daqueles nomes cuja música me lembro de ouvir desde miúda, por influência dos meus pais. Só mais tarde descobri que por trás daquelas canções de voz grave e tamanho sentimento estava um poeta extraordinário.
O documentário Leonard Cohen: I’m Your Man, produzido por Mel Gibson e pela australiana Lian Lunson que também realiza, é um misto de concerto tributo e entrevista com Cohen e alguns músicos que por ele foram marcados, como os U2 ou Rufus Wainright. Exibido hoje no Fórum Lisboa no âmbito do Indie Music, rubrica do Indie Lisboa 2006, esta obra é um tributo satisfatório mas nunca alcança uma qualidade cinematográfica digna de registo.

O filme inicia-se com uma interpretação de “I’m Your Man” por Nick Cave e termina, já enquanto passam os créditos finais, com a canção original cantada por Cohen. Ela intitula esta obra :e palavras são escusadas para enaltecer a sua poesia e musicalidade excepcionalmente sedutoras.

Apesar de o teor das entrevistas ser curioso (nomeadamente a história de como Rufus Wainright pela primeira vez conheceu Cohen pessoalmente) e das interpretações feitas por Nick Cave, Martha e Rufus Wainright, Anthony, Beth Orton ou Jarvis Cocker (entre outros) serem bastante boas, o filme funciona apenas como homenagem a Leonard Cohen nas suas facetas de poeta, compositor e intérprete – mas também homem enquanto ser familiar, espiritual, etc. – demonstrando uma certa desorganização narrativa, planos insatisfatórios nas filmagens do concerto e uma oscilação não controlada entre cor e preto e branco (funcionando sempre melhor na última opção). Um trabalho certamente feito com amor mas evidenciando uma dose de amadorismo a lamentar.

Quem aprecia Leoard Cohen certamente deu o seu tempo por bem gasto – eu incluída – mas não será certamente um documentário musical incontornável (como por exemplo No Direction Home: Bob Dylan de Martin Scorsese), não deixando marcas especiais após o seu visionamento. Apenas estimula para a versão áudio do concerto e, claro, dos originais de Cohen.


Classificação
posted by Anónimo @ 9:56 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates