quarta-feira, novembro 01, 2006
Children of Men




Children of Men , um filme de Alfonso Cuarón, é adaptado do livro homónimo de PD James. Passado no ano de 2021, o caos está instalado num Reino Unido governado por um ditador onde a imigração clandestina atingiu níveis incomportáveis e onde a natalidade simplesmente desceu para zero, em mercê da inexplicável infertilidade das mulheres. É no meio desta anarquia violenta que Theo (Clive Owen) surge como defensor da humanidade, concordando em pôr em segurança a primeira mulher grávida em 20 anos.

Esta é a premissa do filme que me parece, de facto, bem interessante. No entanto, se a ideia por detrás do filme é boa, o aprofundar e o encandear dos acontecimentos nem sempre são bem conseguidos, tendo grande parte das personagens um parco desenvolvimento. De facto, o filme começa, no meu ponto de vista, bem e desenvolve-se de forma escorreita, apesar de nesse percurso existirem cenas nem sempre explicativas ou esclarecedoras dos acontecimentos. É no momento em que começa a maratona de salvação da humanidade que, para mim, existem as maiores debilidades do filme pois existem muitas facilidades demasiado “simpáticas” para as personagens que nem sempre são verosímeis. Por outro lado, existem uma grande lacuna ao nível da informação dada ao espectador para que ele perceba tudo o que passa ao redor das personagens e as motivações regentes dos seus actos.

Porém, pensar que não gostei do filme é uma conclusão errónea. Children of Men é um grande trabalho de Cuaron que, mais uma vez, revela a sua habilidade na construção dos ambientes, neste caso pesado, negro e sujo. Clive Owen é sem dúvida a estrela do filme, em mercê das fugazes participações de Julianne Moore e Michael Caine, e está à altura do papel sendo bem mais que competente na encarnação de Theo. Por outro lado, e apesar da escassez de informação, o ideal que está por detrás do filme, a esperança no futuro e no homem, é bem transmitida, na minha opinião. Ilustrativo disto mesmo é a grande cena em que Theo e Kee saiem de um prédio embalados pelo choro da criança que, mesmo que durante alguns minutos, consegue restituir alguma paz e tranquilidade aos homens.

Children of Men é um prodígio em termos técnicos e tem nos minutos finais o seu melhor, sendo a última cena o exemplo perfeito do melhor do filme. Porém, e devido às expectativas por mim criadas em seu redor, acaba por deixar um sabor amargo a desilusão uma vez que o argumento não consegue estar à altura de todos os outros aspectos e intervenientes.


Classificação:
posted by P.R @ 2:01 da tarde  
1 Comments:
  • At 9:28 da tarde, Blogger gonn1000 said…

    Concordo, tinha potencial para melhor mas assim ficou apenas um pouco acima do razoável. Não marca, mas ainda vale a pena espreitá-lo.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates