sábado, maio 20, 2006
Grandes Mestres da Pintura: de Fra Angelico a Bonnard (Colecção Rau) | Museu Nacional de Arte Antiga
El Greco - S. Domingos em oração (1600-1610)

Um total de 95 obras de mestres da pintura europeia, que vão do século XV ao XX, reunidas por um coleccionador privado, Gustav Rau, recentemente falecido, estão a partir de quinta-feira passada expostas numa secção do Museu Nacional de Arte Antiga (Janelas Verdes). A exposição durará até 17 de Setembro e é considerada um evento dos mais significativos do género feito este ano em Portugal.

Tive oportunidade de visitar a exposição da noite da abertura e devo dizer-vos que se trata de uma colecção bastante interessante, com várias obras de pintores muito célebres, destacando-se a parte contemporânea, onde podemos entre outros apreciar seis obras de Monet, um auto-retrato de Degas, um Cézanne, um Toulouse-Lautrec, um Renoir, entre muitos outros. Nas épocas anteriores o destaque máximo vai para "S. Domingos em Oração" de El Greco e "Praça de S. Marcos" de Canaletto.

O Dr. Gustav Rau foi médico e dedicou a sua vida na luta contra a miséria nos países mais pobres. À sua morte, a sua colecção de arte foi doada à UNICEF. Um autêntico filantropo, considerava que a arte não deveria estar fechada em sua casa mas aberta ao público. Após ter sido recebida de braços abertos em vários países, a exposição chega finalmente a Portugal e desde já faço o meu apelo para que a visitem. E dada à proximidade, visitem também o Museu Nacional de Arte Antiga, que é provavelmente o melhor museu em Lisboa.

Para saber mais informações sobre a exposição em Portugal vejam o site do MNAA. Sugiro também aos mais interessados que dêem uma vista de olhos aos sites da colecção Rau nos sites do Dayton Art Institute e do Tennessee State Museum, que apresentam reproduções de algumas obras da exposição com alguma qualidade.

Claude Monet - The Wooden Bridge (1872)

posted by Anónimo @ 11:29 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates