quinta-feira, junho 19, 2008
Coldplay: o verdadeiro enjoo. e o alegado plágio


Os Coldplay estão numa fase em que se acham com o rei na barriga. Os rapazes tiveram o seu momento de glória, há coisa de 8 anos. Surpreenderam no álbum de estreia, mas foram caminhando para uma aborrecida segurança carregada de lugares-comuns. Agora enjoam-me, só. Especialmente este novo tema que anda por aí a rodar nas rádios. Eles continuam a achar que são os maiores do mundo. Comparam-se aos U2, aos Muse, aos Radiohead. Chris Martin nunca será Bono Vox, nunca terá a presença nem o estilo de Matt Bellamy e quanto a Thom Yorke, ok, vou abster-me sequer de comentar de tão disparatada que é a comparação. Pior do que a falta de humildade (que parece abundar a cada esquina onde me viro) é a pouca noção do real de algumas pessoas.

Nos últimos dias surge por toda a parte a notícia de que uns tais de Creaky Boards acusam os Coldplay de plágio. Eu honestamente, depois de ouvir os dois temas, pergunto: se aquilo é plágio (e eu não estou a dizer que não é), o que dizer de 'Mercy' da cantora Duffy e 'Rehab' de Amy Winehouse? E ouve-se alguém a falar disso? A mim parece-me bem mais óbvia a cópia.

Os Coldplay já gozaram com a situação nos seus concertos, mas a verdade é que os Creaky Boards podem dormir descansados. The Songs I Didn't Write (irónico o título, não?) é, a meu ver, consideravelmente superior a Livin' La Vida e se os Coldplay não a tivessem copiado eu não a conheceria. É tudo uma questão de ver as coisas com outros olhos.

Este vídeo tem as duas versões. Plágio? Ou acham que não?



posted by not_alone @ 7:33 da tarde  
2 Comments:
  • At 10:47 da manhã, Blogger P.R said…

    Ora viva.

    Se os Coldplayn te enjoam, imagino o que não deves vomitar a ouvir certas bandas que por aí passam. Isto para dizer que acho este post um bocadinhooo exagerado. rincipalmente quando até puseste o anterior álbum deles o X&Y no top dos melhores do ano em 2005 :P

     
  • At 10:54 da manhã, Blogger not_alone said…

    É verdade, assim como fui ao último concerto da banda em portugal. E gostava deles. Foi uma coisa gradual, os álbuns nunca deixaram de ser engraçados, mas fui gostando cada vez menos. Com X & Y achava que estavam a voltar a um bom caminho, mas fartei-me rapidamente. Do cd e deles. Estou oficialmente over it...

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates