terça-feira, julho 25, 2006
Julianne Moore VS Nicole Kidman
Com este post, abre-se mais uma rúbrica no Take a Break. Ocasionalmente faremos aqui alguns confrontos de ideias sobre algo relacionado com a arte. Seja para discutir o melhor actor, ou um filme, uma música, um livro, serão apresentados vários argumentos cabendo-vos a vós, leitores, tirarem as vossas próprias conclusões e deixarem os vossos comentários. Esperemos que gostem



por not_alone

Quanto a mim , Julianne Moore, personifica a imagem da actriz perfeita. Versátil e de uma beleza invulgar esta actriz de 45 anos já interpretou papéis no cinema que dificilmente se irão esquecer. Exemplo maior disso foi a sua arrebatadora actuação n'As Horas, que lhe valeu uma nomeação para o Oscar de melhor actriz secundária em 2002. No mesmo ano, foi nomeada para melhor actriz por Far From Heaven, num papel semelhante, mas que ela tão bem encarna, o de mulher destroçada.

Juliane consegue como ninguém agarrar um personagem e domar as suas emoções. A sua forma de representar é controlada de forma sublime, sem exageros, mas, de uma proximidade tocante. Mais do que representar, Julianne Moore entrega-se. Que o diga Linda Parttridge, o seu personagem em Magnolia. A sua pose discreta, a sua altivez perturbante, o seu talento inato, tornam-na uma referência incontornável do cinema mundial. Isso reflecte-se nas suas escolhas, que se tornam verdadeiros marcos.

Senhora do cinema independente americano, já trabalhou com Todd Haynes, Paul Thomas Anderson, Gus Van Sant, Robert Altman em clássicos como Magnolia, As Horas, Booggie Nights, The Big Lebowski e Short Cuts. Mas, mesmo noutro papéis improvávei, Julianne Moore brilha. Jurassic Park, Vanya on 42nd Street, Safe, Assassins, Nine Months, A Map of the World são exemplo disso mesmo. E quem se aventuraria a calçar os sapatos de Jodie Foster na sequela de Silence of the Lambs, acabando por fazer um trabalho à altura?

Meryl Streep continua a ser a maior actriz viva, mas Julianne Moore está a crescer a passos largos para lhe tomar o lugar. Se há lendas como nos tempos áureos de Hollywood esta é uma delas.




por P.R

Quando me perguntam qual é a minha actriz preferida a resposta sai-me automaticamente: Nicole Kidman, a melhor da sua geração. Kidman tem uma aura de diva, uma presença resplandecente e um talento imensurável que a põe num patamar bem alto. A sua principal virtude, na minha opinião, é a sua versatilidade. Nicole nunca aposta apenas em fórmulas já conhecidas e em papéis estereotipados que se sabe, à partida, que qualquer actriz mediana faria um bom trabalho. Esta actriz gosta de assumir riscos, de assumir papéis diferentes e se por vezes a qualidade do filme é questionável, a entrega da actriz é indiscutível. Por outro lado, é incontestavelmente a actriz mais internacional do mundo.

Kidman não se restringe apenas a Hollywood, ela é uma actriz do mundo e a sua filmografia reflecte isso mesmo. Trabalhando com Lars von Trier, Kubrick, Alejandro Amenabar, Baz Luhrmann, Sydney Pollack, Anthony Minguella, entre outros, Nicole Kidman tornou-se uma actriz completa, alguém que fielmente se deposita nas mãos dos seus realizadores, moldando-se às personagens e tornando históricos muitos dos seus desempenhos. Que outra actriz, aceitaria a devastação emocional, física e psíquica que foi Dogville? Que outra actriz teria a transformação fantástica em Virginia Woolf, pautada por uma contenção dramática impressionante e por um desempenho corporal e gestual irrepreensível? Quem é que conseguiria ser tão sensual, carregar tanta luxúria e ao mesmo tempo tanta capacidade dramática como Satine? Que outra pessoa, senão Kidman, para interpretar a Alice Harford de Kubrick, que tem uma das cenas mais emblemáticas da história do cinema? Poucas diria eu.

Kidman não se esgota na mulher amargurada, na típica e estereotipada coitadinha que chora e se lamenta, Kidman aposta em personagens diferentes, em mulheres diferentes que, de alguma forma, trazem alguma mais valia para a sua carreira. E se o caminho até aqui já foi esplendoroso, o futuro preconiza a consolidação definitiva de Kidman com uma das melhores actrizes de sempre. Teremos assim, Fur, de Steven Shainberg (o mesmo de A secretária) que conta a história dramática da conhecida fotógrafa Diane Arbus, participará no filme de Oliver Hirschbiegel, o mesmo de Der Untergang que trará um novo género à sua carreira, a ficção cientifica, entrará nos novos filmes de Noah Baumbach e de Baz Luhrmann e, acima de tudo, será a estrela de Lady in Shangay o novo filme Kai Wai Wong, o mesmo de 2046 e de Disponível para Amar, que promete ser uma dupla artística explosiva.

Comédia, Drama, Suspense, Erotismo, Ficção Científica. Lars Von Trier, Kubrick, Amenabar, Kai Wai Wong. Existe outra actriz no mundo que possua tanta versatibilidade? Existe alguém que tenha actuado em inúmeros filmes europeus, americanos e, num futuro próximo, asiáticos? Há outra actriz que tenha no ecrã uma presença como Kidman, de uma fragilidade tocante e de uma força inexcedível? A mim parece-me que não. Nicole é e continuará uma das melhores de hoje e de sempre. E o futuro parece ser ainda melhor...

E vocês? Julianne Moore ou Nicole Kidman? Contribuam para o debate com a vossa opinião.
posted by not_alone @ 3:39 da manhã  
11 Comments:
  • At 10:00 da tarde, Blogger Juom said…

    Duas das senhoras que mais adoro no mundo do cinema. Julianne Moore é uma actriz perfeita, realmente, e capaz de transmitir brilho e segurança mesmo em obras menores, como The Lost World ou The Shipping News, para nomear apenas alguns. Mas também tem filmes fabulosos no currículo, e tão diversificados quanto Boogie Nights, Magnolia, The Big Lebowski, The Hours, Short Cuts, Far From Heaven...

    Nicole Kidman é igualmente talentosa e particularmente arrojada e cautelosa nos projectos que escolhe. Da comédia negra de To Die For, ao profundo drama com Eyes Wide Shut ou Birth, passando pelo musical de Moulin Rouge!

    É impossível escolher entre as duas, mas diria só pelo gozo que Kidman ganha na selecção dos projectos e Julianne Moore é um pouco mais versátil. Mas mesmo isso é discutível...

     
  • At 12:11 da manhã, Blogger P.R said…

    Caro Paulo a Julianne Moore até pode ser uma actiz perfeita para os papéis que escolhe mas versátil quer me parecer que não é :P Mas lá está, tudo é discutível ;) Abraço

     
  • At 12:43 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Meus caros, a minha opinião feminina faz-me pender mais para Nicole Kidman, uma verdadeira mulher clássica nos tempos de hoje. Certo é que Julianne Moore trabalhou com nomes cimeiros do cinema, como Paul Thomas Anderson, Robert Altman, os Coen, etc., mas sempre a achei demasiado sonsinha. gosto muito de a ver sobretudo no Far from Heaven, que creio ser o melhor dos seus papéis (nas Horas gosto mais da sua personagem que da sua interpretação, claramente suplantada pela de Meryl Streep - a melhor actriz do filme de longe). Dizer que ela vai ocupar o lugar de Meryl Streep parece-me arriscado, mas - e agora é que eles me vão acusar de heresia! - a própria Streep não me parece nada versátil, apesar da sua inegável qualidade interpretativa.

    Já Nicole Kidman teve inteligência suficiente para gerir uma carreira que de início era insuportavelmente banal. Olhá-la nessa obra-prima contemporânea que é Moulin Rouge, nas sombras de Os Outros, na luta da Interprete, na humanidade pura de Eyes Wide Shut é ver algo a milhas de distância de títulos como Calma de Morte ou Dias de Tempestade. E eu nem vi ainda Dogville!

    Apesar de gostar de muitos filmes com Juliane Moore, ao compará-la com Nicole Kidman, prefiro a 2ª.
    Mas se quiser fugir às regras do debate aqui exposto devo espicaçá-los dizendo que para mim há (pelo menos) uma senhora que bate ambas as aqui apresentadas. O seu nome é...
    Cate Blanchett :)

     
  • At 12:46 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Esqueci-me tb do Birth... Péssimo desenvolvimento de um filme com potencial enorme, mas uma Nicole Kidman no auge da sua interpretação/contenção com aquela cena do concerto que ainda hoje não me sai da cabeça!

     
  • At 12:54 da tarde, Blogger iLoveMyShoes said…

    Impossível escolher uma das duas...

     
  • At 6:52 da tarde, Blogger Juom said…

    P.R, lá está, são opiniões, mas eu cá não acho que a senhora Moore se repita em filmes como The Big Lebowski, Magnolia, Boogie Nights, The End of the Affair, Hannibal ou Far From Heaven...

    Mas pronto, também não excluo a hipótese de ser eu quem gosta muito da menina ;-)

     
  • At 5:43 da tarde, Blogger Nuno Pires said…

    Julianne Moore sem dúvida nenhuma!

    (ah, a cena na farmácia, no Magnolia... fez-me chorar...)

     
  • At 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Julianne é realmente incrível, seu trabalho é muito admirável! Porém estar pra nascer alguém que supere a beleza, a inteligência, o talento, a sensualidade, a perfeição, a interpretação, a entrega aos personagens de Nicole Kidman....
    Simplesmente.......
    A melhor!!!!!!

     
  • At 3:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    é claro que Nicole Kidman é uma atriz muito conceituada, gosto muito dos seus trabalhos, mas quando tem que se escolher entre as outras atrizes e Julianne Moore, sem dúvidas eu fico com Julianne.Ela é ótima no que faz, faz com o coração, suas intepretações são reais, vem da alma, nos faz imaginar, viajar nos pensamentos.Gostaria muito de poder olhar nos olhos dela e dizer tudo isso. Eu amo essa atriz.

     
  • At 7:21 da tarde, Blogger Unknown said…

    Com certeza a melhor é Julianne Moore,ela tem um talento sem igual a atriz PERFEITA com certeza


    Mas eu tambem acho a Nicole Kidman maravilhosa...


    Elas são simplesmente as MELHORES!

     
  • At 3:29 da tarde, Anonymous Julianne said…

    Com Certeza a Julianne Moore é melhor que Nicole Kidman ! mesmo eu gostando da Nicole eu tenho certeza que JULIANNE MOORE é bem melhor ! a Julianne é PERFEITA ! AMO os filmes dela ! além deles serem legais eles tem contéudo, Julianne Parabéns por ser tão perfeita & maravilhosa !
    TE AMO !

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates