terça-feira, maio 23, 2006
The Postal Service | Give Up

I’m staring at the asphalt wondering what’s buried underneath

Tomei pela primeira vez contacto com o duo americano The Postal Service aquando do visionamento do filme Imaginary Heroes, já lá vai um ano. Na banda sonora do filme figurava uma canção simplesmente fabulosa, que falava da inadaptação com um ritmo não triste mas melodicamente positivo e viciante. Tratava-se de “The district sleeps alone tonight” que abre o primeiro e até agora único álbum desta colaboração, intitulado «Give Up», que é, para mim, a melhor canção do álbum.

Os Postal Service são dois músicos, Ben Gibbard, vocalista dos excelentes Death Cab For Cutie e o Jimmy Tamborello dos Strictly Ballroom e Figurine. Os Postal Service nasceram, como evidencia o nome, por correspondência, trocando ideias até engendrarem um dos projectos, a meu ver, mais interessantes da música alternativa actual.

O cd lançado nos EUA em 2003 tem apenas dez faixas de indie rock com laivos electrónicos, conjugando na perfeição temas mais alegres e contagiantes como “Such Great Heights” (de que Iron & Wine fez uma cover bem mais intimista que figura na BSO de Garden State) ou “Nothing Better” como temas mais fechados e sombrios como “This Place is a Prison”. Uma das mais inspiradas é “We Will Become Silhouettes” (de que os The Shins, o nome forte do soundtrack de Garden State, fizeram também uma cover). O lp por seu turno inclui ainda remixes e as citadas versões.

Um disco cujo sugestivo título deixa entrever excessivamente melancólico, consegue no entanto constituir um trabalho menos linear, onde a emoção se respira a cada faixa, seja ela mais desapontada ou mais energética e esperançosa, mas sempre, sempre envolvente. Quem disser que não pode existir um disco triste e alegre em total simultaneidade não ouviu ainda esta maravilha. Despretensioso e agradável, «Give Up» ouve-se com os braços abertos ao infinito efémero mas fascinante da contemporaneidade.
É caso para pedir: Don’t Give Up!

posted by Anónimo @ 12:20 da tarde  
2 Comments:
  • At 4:13 da tarde, Blogger gonn1000 said…

    É um dos melhores discos que tive o prazer de descobrir nos últimos anos, daqueles que se ouvem do princípio ao fim recorrentemente. Espero que editem sucessores com este nível.

     
  • At 1:38 da tarde, Blogger Ricardo said…

    Podes estar descansada que eles nao vão desistir...

    Posso aconselhar ouvir "Electric President"

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates