terça-feira, agosto 05, 2008
Filme do mês | Julho

Ana Silva The Dark Knight

Quando todos faziam adivinhar um êxito estrondoso e a abordagem surpreendente do novo Batman, eis que se confirma a grandiosidade de «The Dark Night». Irrepreensível, envolvente. Uma dupla fantástica de herói vs anti-herói. Tinha muita expectativa para conhecer este Joker. Se por vezes nos fazia rir, muitas vezes nos fazia arrepiar. A voz, o cabelo, a postura. O ar dissimulado - meio louco, alucinado - que tão bem se destaca na escuridão do mundo Batman. Em Batman, todos giram em torno das suas próprias máscaras, mais ou menos evidentes, com uma ou duas faces, ou até mais. Todos contribuem para um dos melhores filmes do ano.

H.
Os Amores de Astrea e Celadon

Num mês onde a atmosfera "silly season" já se faz sentir, o grande destaque vai para o regresso do veterano Eric Rohmer. Os Amores de Astrea e Celadon é uma obra distante de tudo o que vimos este ano. Um filme radical na sua depuração e, simultaneamente, na sua teatralidade. Obra de beleza natural artificialmente expressa que, podendo facilmente resvalar para o ridículo, se desenvolve com um admirável equilíbrio.

not_alone The Dark Knight

É impossível passarmos indiferentes ao furacão Dark Knight. De uma vez por todas, os filmes de super-heróis não são só cinema de entretenimento. Também o são, arrisco-me a dizer que essa é a sua especialidade, mas Dark Knight é muito mais. É a concretização de um mundo que cada vez mais se assemelha ao nosso. Podia falar da brilhante interpretação de Heath Ledger ou do surpreendente Aaron Eckhart. Podia ainda dizer que Christian Bale é, cada vez mais, a escolha perfeita para o Cavaleiro das Trevas ou que esta é a melhor adaptação de uma obra de BD de sempre. E que, ao lado disto, obras como The Departed são pobres histórias policiais. Podia dizer tudo isto, mas não me apetece.

Paulo Tropa de Elite

Numa altura em que devo ser das duas ou três pessoas que ainda não deitaram olhos a The Dark Knight, deixo o destaque para esse furacão que veio do Brasil, uma obra bastante mais complexa, envolvente e provocadora do que estava à espera, que faz precisamente o contrário daquilo por que o querem fazer passar, recusando a etiqueta de filme-bandeira e olhando de frente uma temática problemática. É cinema de alta voltagem, com uma fabulosa interpretação de Wagner Moura e merecedor de todos os destaques possíveis. E não vale dizer que já se viu o DVD, pois é uma obra bastante cinematográfica, ao contrário do que se anda por aí a dizer.

P.R. Funny Games

Funny Games ou The Dark Knight? Escolha difícil este mês ou não estejamos nós perante dois belíssimos filmes que integram a categoria dos melhores do ano. Mais semelhantes do que uma primeira análise o indicaria, o pêndulo acaba por cair para Funny Games. E porque? Porque se trata, no meu ponto de vista, de uma obra mais arriscada e mais extremista que corta com certas convenções instituídas criando algo original na sua forma e conteúdo. Quanto a Dark Knigth é um policial enorme, mas perde fulgor e impacte num segundo visionamento.

Duarte The Dark Knight

E assim continua...uma renascida saga que começou por caracterizar uma personagem, e o universo que a rodeia, de uma forma mais intensa e realista que noutras apresentações mais cartoonizadas, segue um novo rumo, e desloca-se numa nova direcção - mais ambígua, mais caótica, mais negra. Nolan remistura os seus ingredientes técnicos habituais, e nota-se alguma sobredosagem narrativa em certos e determinados pontos, e faz mais do mesmo - e ainda bem que assim é - com a tendência qualitativa a que já nos habituou, e com uma personagem, talvez gigante demais para o porte desta história, um Joker possesso e possuído, encarnado em profundo delírio demente pelo falecido Heath Ledger. E não sendo certamente tão merecedor de tanto e inusitado hype crítico e popular, é sem dúvida uma película que se assemelha a um comboio frenético, perfurante para os olhos e sentidos, e capaz de nos deixar plenamente saciados, e com a certeza de que no que toca a mitos e lendas da BD, neste Batman podemos sempre confiar...e é bom saber que o vamos, certamente, voltar a ver.

posted by P.R @ 10:10 da manhã  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates