quarta-feira, janeiro 09, 2008
Charlie Wilson's War

Se há filmes que se destacam pela sua solidez e competência, o novo filme de Mike Nichols é, seguramente, um deles. Depois de uma abordagem intimista ao focar as relações humanas, sobretudo as amorosas, em Closer, o realizador da consagrada mini-série Angels of America aventura-se numa história com contornos mais políticos e num tom mais irónico e até mesmo sarcástico. Rodeado de um naipe de belíssimos actores, Charlie Wilson's War entrega-nos um retrato muito interessante de uma época delicada da história dos EUA.

Sem cair em moralismos que seriam extremamente fáceis, a verdade é que o filme, apesar de apresentar momentos mordazes de humor, é extremamente inteligente na forma como nos deixa a pensar nas implicações que a ajuda dos EUA ao Afeganistão teve e têm hoje em dia. E se, apesar do bom ritmo do filme, parecia faltar um golpe de génio para o elevar a um nível superior Nichols oferece-o de bandeja com um grande diálogo entre Seymour Hoffman (que tem uma prestação no mínimo brilhante) e Hanks (de volto aos grandes papéis depois de Da Vinci Code) seguido de uma belíssima cena numa mesa de negociações.

Sendo um dos primeiros grandes filmes do ano, deixo duas últimas palavras para Julia Roberts que volta em grande forma ao encarnar a fervorosa religiosa e a 6ª mulher mais rica do Texas, Joanne Herring, e para Aaron Sorkin que, com base no livro de George Crile, assina um dos melhores argumentos adaptados do ano.


posted by P.R @ 12:46 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates