
Existem determinados filmes que valem só pelos desempenhos dos seus actores, e existem outros que valem só por si e onde os desempenhos principais são apenas uma parte da magnificiência do filme. Em qual destes casos Pride and Prejudice se insere? Infelizmente em nenhum, pois o filme não é bom e o desempenho da actriz nomeada ao Óscar muito menos.
Há filmes bastantes maus mas que não têm pretensões a ser grandes obras-primas, e existem outros, como Pride and Prejudice, que são realmente fracos mas que têm intenções pseudo-artísticas e surgem como uma tentativa de ser um grande filme. De facto, em Pride and Prejudice apenas o guarda-roupa se aproveita pois o argumento é mau, a realização é irritantemente pretenciosa e os actores... bem os actores são espantosamente maus. Keira Knightley irrita-me pela carinha de anjo deslavado, sempre presente em todos os seus filmes. No entanto, a nomeação ao Óscar poderia demonstrar que, de facto, tinha feito algum trabalho proveitoso na sua carreira e, como tal, resolvi dar-lhe o benefício da dúvida. Contudo, mais uma vez a actriz confirmou aquilo que eu penso sobre ela: uma pseudo-actriz extremamente irritante e claramente sobrevalorizada. De facto, em Pride and Prejudice esforça-se por ter um bom desempenho mas na verdade não o consegue, sendo incrível como conseguiu a sua nomeação num ano em que tivemos, por exemplo, Naomi Watts e Gwyneth Paltrow em King Kong e Proof, respectivamente. Quanto ao Mr. Darcy temos um Matthew MacFadyen tão medíocre que, inadvertidamente, consegue gerar sentidas gargalhadas. Abrindo a crítica ao resto do elenco, temos mais histeria do que propriamente competência.
Pride and Prejudice é assim um filme que falha em toda a linha. Apesar de alguma competência em termos de direcção artística e guarda-roupa, todos os elementos são balofos, inconstantes e extremamente arrogantes na pretensão que têm em ser grandes quando, na verdade, são tão medíocres.
Classificação:  |
Entre todas as críticas que vi a "Pride and Prejudice", a tua, foi a única com que concordei... A história de Jane Austen é uma uma boa história e um bom cliché mas o filme é enfadonho e recheado de histerismo e más interpretações (exceptuando talvez Mr. Sutherland).
Cumps,
Sara