terça-feira, agosto 21, 2007
Bonde do Rolê | With Lasers

Alegria da moçada, da perua favelada

M.I.A. é cabeça de cartaz no processo de internacionalizar os ritmos urbanos misturados, agora a última forma de coolness, ou qualquer coisa assim. Nesta recente moda, que catapultou para o sucesso projectos como os nossos Buraka Som Sistema, emergiu um trio brasileiro, os Bonde do Rolê, descobertos no myspace pelo ex de M.I.A., Diplo, que os tirou de Curitiba para o mundo.
Os Bonde do Rolê, dois djs e uma vocalista, dedicam-se a tocar o chamado baile funk e «With Lasers» é o álbum para confirmar o fenómeno.

Ao ouvir os Bonde do Rolê a primeira associação que vem à cabeça é provavelmente as Cansei de Ser Sexy, talvez pela origem comum. Só que enquanto o colectivo de raparigas são herdeiras da electro-pop, cantam numa mistura de inglês com brasileiro, cultivam uma aura de diversão cosmopolita e não escondem o seu passado ligado às artes, os Bonde do Rolê são, passemos a imagem, não o clube, mas a rua. A rua bruta, quente, activa. Não são a insinuação sexy mas o sexo explícito. Basta ouvir as letras (algumas bombas atómicas de politicamente incorrecto ou verdadeiro mau-gosto) e não deixa de ser tremendamente engraçado imaginar que o público que os ouve e não entende português está a perder metade da piada.
“James Bonde”, “Marina do Bairro” ou “Geremia” são algumas passagens obrigatórias num disco homogéneo que garante divertimento festivo desde a primeira faixa. Álbum para se dançar e para perder a compostura, «With Lasers» é um pronto a consumir, que entretém mais do que o bastante mas que, muito provavelmente, se vai esquecer com a mesma rapidez com que se deu a conhecer.

Ouvir o disco remete-nos imediatamente para o seu resultado ao vivo. Tanta energia resulta certamente potenciada em cima de um palco. E os Bonde do Rolê já não são debutantes nos palcos portugueses: deram um concerto na Galeria Zé dos Bois, uma actuação no Sudoeste e têm retorno agendado para Novembro, no Santiago Alquimista. A febre tomou conta da gente.

MySpace

posted by Anónimo @ 8:55 da tarde  
5 Comments:
  • At 7:13 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    É um disco engraçado, mas coisa para durar um Verão... Os CSS sabem fazer canções, já os Bonde do Rolê, a julgar por esta amostra, nem por isso, ainda que ao vivo consigam oferecer um espectáculo divertido.

     
  • At 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Isso de comparar as CSS com os Bonde do Rolê musicalmente é o mesmo que comparar os Metallica com os Beatles, apenas por cantarem em inglês e tocarem os mesmos instrumentos.

    Apesar de virem rotulados como os novos salvadores dos ritmos urbanos e do baile funk, o engraçado nos Bonde do Rolê é que eles nem se levam a eles próprios a sério. O nome foi tirado duma roulote onde eles costumavam passar as tardes, a comer petiscos e a beber cerveja, enquanto o dono ouvia na rádio hard rock manhoso dos anos 80. E eles começaram a misturar em casa, nos seus computadores caros (porque nenhum deles vem das favelas), esses riffs azeiteiros com a música que vinha dos bairros de lata.

    O que vale é que o Diplo gostou da brincadeira =)

     
  • At 1:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Bonde do Rolê e CSS tem pelo menos duas coisas em comum além da língua, meu caro dermot. Ambos fazem uma música festiva e divertida, ambos fazem uma música - antes de tudo o mais - dançável ;)

     
  • At 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oh..não é nada. Assim também os podemos comparar ao Prince que também faz música dançável.


    Eu sei, estou a ser ruim e sei que tens razão. Mas é só para quem não conhece não os pôr no mesmo saco, porque CSS e Bonde do Rolê são como água e azeite.

     
  • At 1:02 da manhã, Blogger Nuno said…

    Só os conhecia pelos remixes das músicas das CSS. Depois de me falares do album fui ouvir... e o que tenho a dizer é o mesmo que disseste no teu post: [são algo que] "muito provavelmente, se vai esquecer com a mesma rapidez com que se deu a conhecer".

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates