quarta-feira, outubro 08, 2008
Burn After Reading

Que fazer depois de um Óscar? Talvez desaparecer durante um tempo, criar calmamente expectativas e voltar em força dois anos depois… não, nada disso. Ainda a recolher frutos de No Country for Old Men, e já ouvíamos falar do novo filme dos irmãos Coen, Burn After Reading, uma comédia que se apresenta agora com um elenco bem vistoso.

E que comédia… Jonh Malkovich, Brad Pitt, Frances Mcdormand, George Clooney… Ao que parece, das principais personagens apenas Tilda Swinton (também ela recente vencedora de um Óscar) não teve direito a um papel escrito a pensar nela. Esta é uma história de espionagem e contra-espionagem, de chantagem e traição, de intriga política e de amores desfeitos - e ao mesmo tempo nada disso é verdadeiramente relevante. Este regresso à comédia não se poderia ter apresentado de forma mais negra. Diálogos recheados de perfeitas preciosidades, um sentido de humor bem corrosivo, personagens com características do mais absurdamente humano que poderíamos encontrar, momentos em que quase que nos sentimos desconfortáveis; será que nos devemos rir de tal bizarria?

É óbvio que sim. Mas como é que duas pessoas se juntam, retiram da sua mente as ideias mais desconcertantes, e as moldam da forma mais simples numa tão terrível paródia? Burn After Reading é das melhores comédias do ano (não que a concorrência seja de peso). Não, é bem possível que seja a melhor do ano. Mas é negra, talvez demasiado negra para lhe ser dado o devido valor. Mas a verdade é que poucos momentos sangrentos poderiam ser tão…divertidos.


posted by P. @ 12:23 da manhã  
3 Comments:
  • At 2:34 da tarde, Blogger P.R said…

    Até agora o título de comédia do ano está bem entregue a Tropical Thunder! Mas ainda nao vi o novo dos Coen!

     
  • At 8:37 da tarde, Blogger P. said…

    o tropic thunder tem piadas muito boas e está melhor do que esperava. mas o dos coen é mesmo outra coisa. acho que vais gostar bastante.

     
  • At 3:12 da manhã, Blogger not_alone said…

    É hilariante!!!!!!!!!!!!!!!!!! Falta-lhe aí, pelo menos, mais meia estrelinha :P

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates