quarta-feira, junho 14, 2006
Old Jerusalem | Twice The Humbling Sun

Quando eu os descobri, já iam no segundo álbum, o aclamado «Twice The Humbling Sun» que eu aqui, humildemente, vos exorto a ouvir. Sem uma gota de exagero, foi dos melhores cds editados em Portugal que eu tive o privilégio de ouvir nas minhas curtas duas décadas de vida.
Os Old Jerusalem, que já haviam editado «April» em 2003, cantam em inglês, como a grande maioria das melhores novas bandas nacionais. Revisitam territórios folk e country, conjugando sons harmoniosos com uma voz simples e melodiosa, que entoa letras poéticas que se nos entranham na alma e no corpo. O seu singer/songwiter, Francisco Silva, dá mostras de uma competência admirável e rara.

Se a esta altura acham que estou a delirar, trago em minha defesa o argumento de que suplemento «Y» considerou este «Twice The Humbling Sun» como o melhor álbum português de 2005. Façam uma busca pela net e leiam críticas tão ou mais extasiadas que estas minhas pobres palavras.
É-me difícil escrever sobre este álbum, que considero genial na sua simplicidade, perfeito na sua execução. A minha favorita é “Earlier The Lake Today”, mas este é um daqueles cds que todo o conjunto é equilibrado e de grande qualidade.
Mas este meu projecto de análise podia apenas ter uma palavra escrita: oiçam!

P.S. Os Old Jerusalem tocam na Culturgest dia 7 de Julho. Eu infelizmente não posso ir. Mas, mais uma vez, faço o apelo, vão! Não conhecer a sua música deixa-nos a todos mais pobres.

posted by Anónimo @ 7:42 da tarde  
1 Comments:
  • At 10:48 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Helena,
    que bom saber que há pessoas que admiram e fazem homenagem a Old Jerusalem.
    A primeira música que ouvi foi a " Stroll " do April e senti-me logo embalada pela melodia e pela letra. Bastou ouvir uma vez uma música de Old Jerusalem para os reconhecer de imediato quando passam na rádio.O albúm é mesmo indescritível pela sua genialidade. Tal como tu, adoro a " Earlier The Lake Today ", mas e o que dizer da " A Feast of our Communion " ?
    Quando nos momentos mais solitários ponho a tocar o " Twice The Humbling Sun ", basta a guitarra acústica para me acolher.
    Francisco Silva e Jorge Cruz (se não o conheces, trata de ouvir o "Sede", pois é maravilhoso) são para mim dois dos melhores compositores/cantores que Portugal possui.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates