sábado, setembro 06, 2008
House of Saddam

House of Saddam é uma mini-série de quatro episódios produzida pela BBC e pela HBO que se propõe retratar a ascensão e queda do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, capturado em 2003 na guerra do Iraque e executado em 2006.
O primeiro episódio aborda a sua subida à presidência em 1979 através de um golpe de Estado, o segundo episódio tem como pano de fundo o Iraque vitorioso na guerra contra o Irão nos anos 80 e o início da guerra do Golfo de 1991 pós-invasão do Kuwait, cujas consequências para o Iraque, isolado internacionalmente, servem de base ao terceiro episódio. O quarto e último tem lugar em 2003, culminando com a captura de Saddam. Durante todos os episódios é prestada particular atenção às relações entre os familiares e colaboradores próximos do ditador e como essas relações foram sendo afectadas ao longo do tempo.
Muito bem interpretada (destacando-se Yigal Naor – curiosamente um actor israelita – no papel de Saddam) e com alguns momentos francamente bem conseguidos, a mini-série tem, a meu ver, duas coisas a lamentar. A primeira é a opção pelo inglês como língua de fala das personagens, opção essa que não é respeitada em todas as situações, sendo que em alguns momentos os iraquianos, de facto, falam árabe. A segunda é a falta de enquadramento da invasão do Iraque liderada pelos EUA em 2003, mostrada como se tivesse sido puramente uma acção pela liberdade dos iraquianos, não se mencionando a “guerra ao terrorismo” desencadeada após os atentados de 11 de Setembro ou explanando a questão das inexistentes armas de destruição maciça.
Ainda assim, não há uma visão maniqueísta no tratamento das personagens, sendo a composição do ditador uma das mais impressionantes que tenho visto em contexto televisivo.
Apesar de tudo, recomenda-se o visionamento.
posted by H. @ 11:41 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates