quarta-feira, maio 09, 2007
Amy Winehouse | Back to Black

Amy Winehouse regressa com uma aura de bad girl deprimida a envolvê-la em “Back to Black”. Esta londrina chamou a atenção com o seu primeiro disco, “Frank”, onde misturava – com resultados bastantes interessantes – sonoridades jazz, soul, letras explícitas, críticas, apaixonadas ou irónicas. Uma espécie de Ella Fitzgerald das ruas, com uma voz quente (mais até que a mais “soul” Joss Stone) e uma atitude muito feminina e muito decidida. Lembremo-nos de “Stronger than Me” ou “Help Yourself”.

“Back to Black” é um regresso pouco surpreendente mas ainda assim digno de nota. Após alguns episódios menos felizes, onde apareceu ébria em actuações ao vivo e admitiu distúrbios alimentares, Amy Winehouse regressa logo “a matar” com “Rehab”, faixa provocatória em que nos canta alegremente They try to make me go to rehab / But I won’t go, go, go. Mas o disco não tarda a seguir por terrenos mais melancólicos, com uma bonita “Me & Mr Jones” com a voz a lembrar Etta James e outras incursões menos aprazíveis como “Just Friends”.
A rapariga decidida parece ter cedido lugar a um coração despedaçado. We only said goodbye with words / I died a hundred times / You go back to her / And I go back to black, canta na canção que dá nome ao disco. A menina anda desencantada com o amor, e continua a cantá-lo com aquela languidez de cantora de bar que se torna bastante indicada para noites quentes de verão.

Cantando canções que ela própria escreve, Amy Winehouse tem o encanto de concentrar uma herança passada e um património musical presente, congregando ambos com equilíbrio na sua música. E depois é aquele quê de menina má que dá sempre outra graça à questão... Como se escreveu na Pitchfork, “she'll sing about her problems, but she won't give a shit what you think of them”.

posted by Anónimo @ 1:44 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates