quarta-feira, março 18, 2009
Kings: Nova série da NBC é deslumbrante!


Numa altura em que o panorama televisivo não vai nada mal, eis que chega de mansinho Kings. E tudo passa discretamente para segundo plano.

O início auspicioso da série, nos seus monumentais dois episódios, leva-nos para a cidade de Gilboa. Uma espécie de Nova Iorque alternativa, da qual Silas é o seu Rei imponente, na força de um personagem amargo e sonhador, perdido na sua glória enferma. Tal como Slumdog Millionaire, à luz de uma América ainda embriagada pela história de conquista do seu mais recente presidente, também Kings retrata a história de um homem modesto, e o seu percurso até se tornar Rei.

A adaptação contemporânea da história do Antigo Testamento de David e Golias, não se fica pela mudança de século. Em Shilou, capital de Gilboa, o pequeno David Shephard não encontra uma face no seu Golias. Aqui, Goliath mais precisamente, são marcas de tanques de guerra. Uma guerra apoiada por William Cross, próximo do Rei, principal beneficiário do permanente estado de conflito da nação.

É na componente história, quase mitologia, que Kings triunfa. As metáforas, embora óbvias, evocam a História como a conhecemos dos triunfos gregos e romanos. Com um alfaiate sempre à perna e um Blackberry no bolso. Sim, é exagerado na dimensão dramática e no simbolismo que pretende transmitir. Tudo isso entra em choque com o modernismo dos arranha-céus ou a vertente Gossip Girl que os personagens teenager injectam no embrulho da série. Mas é isso que a torna, com apenas dois episódios, um objecto deslumbrante. A forma como a história, afinal, se repete. Nas ruínas de um coliseu, ou dentro de uma limusina.

O triunfo de um piloto perfeito já ninguém lhe tira. Vamos ver se há fôlego para o resto da temporada. Ah e Ian McShane, como King Silas, é de um poder ao alcance de poucos.
posted by not_alone @ 3:46 da manhã  
2 Comments:
  • At 10:22 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    É mesmo a sério? Quando comecei a saber mais sobre a série pensei que seria algo meio chato e até parvo mas parece que me enganei redondamente. Ainda não tive oportunidade de ver os primeiros episódios mas dadas as boas críticas (como a tua) que têm circulado pela net, acho que está na altura.

    Obrigado pelo aviso :D

    Abraço

     
  • At 7:36 da manhã, Blogger Unknown said…

    em 2009 n lançaram nenhuma serie a altura de kings ...simplesmente perfeita

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates