sexta-feira, janeiro 30, 2009
Slumdog

E é...uma desilusão. Um filme que até promete no início, com muita energia e rasgo, e com um forte sabor da vida e amargura, e porque não dizer, imensa brutalidade, dos bairros emprobrecidos de Mumbai, e onde a vertigem da câmara de Boyle é melhor explorada...mas passado essas tonalidades iniciais, o dispositivo narrativo esgota-se facilmente, os clichés começam a entrar, as personagens tornam-se bonecos estereotipados...e tudo caminha, com alguma emoção à mistura, para um final que não aquece nem arrefece ninguém. Parece que o exotismo das localidades, de um certo soturno submundo, e da própria cultura indiana serve de boa premissa, mas era preciso ir mais além, e fazer com isso e vivendo disso, bom cinema. A "Slumdog" mania é um fenómeno que manifestamente me vai passar ao lado...
posted by The Stranger @ 1:50 da tarde  
5 Comments:
  • At 5:11 da tarde, Blogger not_alone said…

    Não podia estar mais em desacordo. Acho que a energia do filme vai crescendo, quer no ritmo quer na dimensão dos personagens e toda a permissa segura o filme, sem nunca se perder na sua abrangência. Para mim (que tenho ouvido muitas vezes a comparação) foi tudo o que A Cidade de Deus não conseguiu ser. Dentro do seu género, claro.

    Mas é interessante ver como os últimos filmes que têm sido falados em épocas de prémios, raros são os que conseguem reunir consenso aqui no blog.

    Cumprimentos :)

     
  • At 7:38 da tarde, Blogger Juom said…

    Eu aqui estou totalmente de acordo com o Duarte. Um filme tão claramente sobrevalorizado, que entra em declínio depois de uns primeiros minutos relativamente interessantes, sem cativar verdadeiramente em algum segundo que seja. Não é de todo consensual, mas custa-me mesmo compreender tanto alarigo.

     
  • At 9:20 da tarde, Blogger not_alone said…

    Eu não consigo entender é o alarido à volta de Milk. Não fosse o Sean Penn e aquilo era só um filme banalíssimo...

     
  • At 12:00 da manhã, Blogger Juom said…

    Acho que Milk parte de um argumento bastante genérico neste género cinematográfico, que a realização e as interpretações de Penn e Brolin elevam a uma categoria superior. E parece-me sempre muito mais subtil e honesto com as suas personagens do que este Slumdog Millionaire, mas essa é toda uma outra história...

     
  • At 9:04 da tarde, Blogger aquelabruxa said…

    ainda não vi o milk nem o slumdog (o slumdog ainda nem estreou aqui na holanda), mas estou a gostar destes desacordos aqui no blogue... ;)

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates