quarta-feira, abril 15, 2009
Xutos e Pontapés - Sem Eira nem Beira
Por esta ninguém estava à espera. Há vários anos que os Xutos e Pontapés fazem parte da nossa memória colectiva nacional. Estão naquela fase em que já não precisam de fazer música. "São os Xutos" - e isso costuma chegar. Por regra, já qualquer português os terá visto ao vivo. E qualquer um mconsegue cantarolar umas quantas cantigas, com uns refrões sempre bem orelhudos. Pois bem, já são 30 anos de carreira. E eles voltaram, com um novo single que já começa a dar que falar. Não por uma excelente composição, longe disso, mas porque é um protesto. Um honesto, ingénuo e delicioso protesto. Não são uns Dead Kennedys bem aguçados, nada disso. Mas é curioso, na carreira saudável que fizeram, sempre reconhecidos no nosso meio, há anos que não os ouvíamos assim. Já nos tinhamos habituado apenas a coisas mundanas. Desta vez sairam da sua própria estabilidade, para tentar rock the boat por um bocadinho. Ainda bem. Já não são apenas uns dinossauros anafados. Ainda pulsam vida, na sua própria forma de expressão. E dá gozo, sejamos honestos, com esta nova cantilena bem orelhuda, poder dar liberdade a muitas críticas. Alguma coisa vai mal por aqui, se é preciso serem os Xutos a dar voz ao protesto. Que seja! Vejam o vídeo, mais abaixo está a letra. Já agora digam o que acham...




Letra:

Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um "passou bem"

Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar, despedir
Ainda se ficam a rir

Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir encontrar mais força para lutar

Mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer

É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir

Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar, enganar
O povo que acreditou

Conseguir encontrar mais força para lutar
Conseguir encontrar mais força para lutar
Mais força para lutar
Mais força para lutar

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a f***r

Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Mas eu sou um homem honesto
Só errei na profissão

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a...

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Dê-me um pouco de atenção
posted by P. @ 12:05 da tarde  
3 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates