terça-feira, agosto 11, 2009
Filme do mês | Julho


Ana Silva
Nada a destacar

Carlos Pereira Duplo Amor
Depois do prodigioso "Nós Controlamos a Noite", James Gray aposta no melodrama com "Duplo Amor". Gray surge-nos como um dos novos autores do cinema americano contemporâneo, e em "Duplo Amor" voltamos às suas obsessões - entre as quais se destaca, logicamente, o fenomenal Joaquin Phoenix, com quem trabalha pela terceira vez. Mas também se mantem a paixão latente pelos ambientes nocturnos - as discotecas, novamente -, ou a figura feminina como centro do desejo - aqui não há Eva Mendes, mas há uma Gwyneth Paltrow transcendente no seu olhar magoado, em constante procura de sentido. Um dos maiores filmes do ano.

Duarte Bruno
Para quem já era um fâ devoto das incursões de Sacha Baron Cohen no bizarro mundo de "Borat", esta sua outra criação, o antagonizante repórter de moda austríaco, de pinceladas gay e de nome "Bruno" era alvo de galopantes expectativas. E para não variar, gostei, e basicamente escangalhei-me a rir durante os 80 minutos desta odisseia de gags pouco puritanos e de calórica vertente sexual. Mais uma vez, não há misericórdia nem limites no humor, e é tudo polvilhado com uma construtiva camada satírica, que os mais cépticos vão ignorar, mas que a meu ver, está efectivamente lá. E se não é uma obra, para não lhe chamar filme, para os mais susceptíveis, é um bálsamo libertino e despudorado para as mentes mais...abertas.

not__alone Home - Lar Doce Lar
A claustrofóbica história de uma família que vive à beira de uma auto-estrada abandonada acaba por se tornar uma metáfora social singular, com direito a interpretações formidáveis e a uma sensação de estranheza que, no fundo, nos é tão familiar.

Paulo Duplo Amor
James Gray afastou-se, por momentos, das famílias policiais ou criminosas, para nos contar uma simples história de amor entre um homem e duas mulheres. Com um impecável sentido visual, ao qual já vamos estando habituados, Gray continua sem realizar, a meu ver, uma obra-prima completa, mas parece cada vez mais próximo de um completo êxtase cinematográfico, além de que continua a dirigir actores como poucos. E sem querer desvalorizar o trabalho excelente de Gwyneth Paltrow e Vinessa Shaw, Joaquin Phoenix volta a levar tudo à frente, e faz-nos querer acreditar cada vez menos que possa ter abandonado definitivamente a carreira de actor. Se o fez, pelo menos fê-lo em grande forma.

P. Bruno
Agosto será grande mês. Public Enemies, Ponyo, UP, tudo excelentes filmes. E vai haver ainda Inglorious Basterds e Synecdoche New York. Contrariamente à regra, é na silly season que se dá o melhor mês cinematográfico do ano até agora. De Julho, mantenho a curiosidade em ver Duplo Amor e Os Limites do Controlo. Dito isto, reservo as minhas atenções para Sacha Baron Cohen e o seu Brüno. Tudo o que não tem de argumento (e cinema) é compensado pelo facto de se tratar um comediante arrojado, ao ponto de se entregar fisicamente ao que faz como poucos. Não se percebe bem até que ponto há encenação, mas mantém-se a inteligência de Baron Cohen em expôr preconceitos com a ajuda dos preconceituosos. Brüno é provocação constante. Testa-nos. Um filme fálico, uma personagem abichanada e uma imensa quantidade de ridiculo. Há riso e há riso nervoso por aqui. Uma capacidade que não é para todos. É chocante - o que na era do politicamente correcto em que vivemos é sem dúvida alguma um elogio.

P.R. Bruno

Podem dizer que isto não é cinema e que não passa de uma mera colagem de sketches mas a verdade é que o novo filme de Sacha Baron Cohen é hilariante. Revelando de forma astuta e inteligente os estereótipos e as imbecialidades dos norte-americanos, o resultado final é um filme feroz e revelador dos excessos daqueles que procuram a fama.. e não só. Chocante, sem dúvida, mas imperdível.

Ursdens Nada a destacar
posted by not_alone @ 2:37 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates