terça-feira, dezembro 09, 2008
Filme do mês | Novembro

Com um ligeiro atrasado, segue os destaques do mês de Novembro:

Ana Silva Blindness

Este mês destaco «Blindness», um filme para o qual não encontro muitas palavras. Sólido, envolvente, sufocante. O ambiente torna-se sujo, irrespirável, impossível - não se consegue mais. A fome, a loucura, a insanidade começam a revelar-se nas personagens que, a pouco e pouco, integram a realidade de "blindness". O filme começa com a expressão "um mar de leite", que de repente leva o mundo ao caos, onde tudo e todos se afogam. No cenário, destaca-se Julianne Moore, num desempenho absolutamente brilhante. Igualmente brilhante é a fotografia do filme, característica, acentuando as imagens e as emoções. Os rostos, os olhares, as marcas em cada um dos «cegos».
not_alone Blindness

Fernando Meirelles, diga o que se disser, tem tomates. Depois de Cidade de Deus e de um mais ensonso Fiel Jardineiro, volta a pegar numa história polémica e a trazê-la para o grande ecrã. Não está (e dificilmente alguma incursão de outro realizador estaria) à altura do livro. A partir daqui podemos apreciar a obra como projecto arrojado que é, com muito sentimento e pautado por uma entrega total de todos os que participaram. Jullianne Moore é exímia, mais uma vez, a provar porque é das melhores actrizes dos nossos dias. Se fica a faltar uma obra cinematográfica coesa e avassaladora, sobra, em detrimento, um exercício de dor, suor e paixão. E isso chega-me.

Paulo Blindness

Num mês parco em estreias verdadeiramente empolgantes, ainda assim a adaptação de Ensaio Sobre a Cegueira, por Fernando Meirelles, merece uma referência. Não porque seja uma obra-prima, ou porque tenha conseguido uma transposição realmente eficaz de um extraordinário romance, mas porque é um filme corajoso (nem sempre feliz, é certo) ao pegar num tema tão duro e transformá-lo num objecto suficientemente forte para merecer o visionamento. Meirelles volta a fazer uso da sua força visual e direcção de actores (Julianne Moore é, como sempre, magnífica) e apenas peca por um argumento insuficiente em alguns detalhes e uma visão mais "limpa" do que aquela que seria ideal. "Ensaio Sobre a Cegueira" pede para ser sujo e brutal.

P.R. Blindness
Comecemos pelo óbvio: Blindness é enquanto filme muito inferior ao livro, que considero uma extraordinária obra-prima. Feita tal constatação é possível agora passarmos aos elogios. E a verdade é que feito o distanciamento com a obra literária, o filme de Meirelles consegue passar de forma bastante satisfatória e forte as consequências da "cegueira branca". Pautado por alguma subtileza que retira um certo impacte dramático, fica para a história um filme cru, bruto e sofrido e uma interpretação magistral de Julianne Moore.

Duarte Nada a destacar

P. Nada a destacar

Carlos Pereira A Fronteira do Amanhecer.

Já não se filma assim. O novo filme de Garrel é um hino ao amor louco, em imagens em que o contraste do preto e branco é inquietante e hipnotizante. Trata-se de filmar uma relação numa perspectiva de fatalidade, e mesmo assim fazer-nos crer que nada é maior. Claramente um dos filmes do ano

Ursdens Nada a destacar

posted by P.R @ 2:09 da tarde  
2 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates