quinta-feira, novembro 27, 2008
Changeling

"He's not my son"

"I want my son back"
"You're not my son"

Nós percebemos a ideia. Nos primeiros 15 minutos. Era mesmo necessário metade de um filme em que Angelina Jolie se limita a repetir a mesma frase (e suas variantes) ? Eu acho que não. Assim como achei o melodrama da vida real demasiado lamechas, insípido e até mesmo... aborrecido. 

Clint Eastwood falhou redondamente desta vez. Não lhe basta uma boa história, uma grande actriz e um passado recente de vitórias, para conseguir mais uma obra prima. Longe disso. Changeling está carregado de sensações de dejá-vu. E desta vez não falo da irritante frase que Angelina Jolie repete até à exaustão. Falo sim, de todos os cenários repescados de outras obras, colados à pressa sem cuidado aparente com a linha temporal. Temos a cena mãe-filho, a cena do reencontro, a cena na esquadra, no hospício, no tribunal, os flashbacks (que nos manipulam e relembram: chorem, que isto é uma história mais ou menos real). Cheguei a duvidar de que isto seria mesmo Eastwood e perguntei: onde estão todas as subtilezas a que ele nos habituou? O que é feito da sua visão crua do mundo real, que nos mostrou em Mystic River, por exemplo? 

Tudo isto cheira, demasiado a Oscar para realmente nos fazer importar com a história ou com os personagens. E Angelina Jolie. A mãe despedaçada não é mais do que uma frase solta. "Eu quero o meu filho". "Eu quero o meu filho". "Eu quero o meu filho". Ahm, já procuraste debaixo do chapéu?

posted by not_alone @ 9:56 da tarde  
2 Comments:
  • At 3:55 da tarde, Blogger P. said…

    A crítica está porreira (só não compreendi totalmente a pergunta final) mas apesar da crítica pouco meiga, continuo curioso com o filme. Apesar de tudo clint eastwood tem tido um trabalho muito bom nos últimos anos.

     
  • At 1:04 da manhã, Blogger Unknown said…

    Estou curioso para ver o filme!

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates