quinta-feira, abril 30, 2009
Post de Escuta | aCORDA
Lembremos o óbvio: vivemos num tempo em que tudo acontece demasiado depressa. E foi nessa rapidez do tempo que o Take a Break se fez blog. A vontade não poderia ser mais simples: dizer algo sobre cultura. Um simples exercício: incerto, mutável e dedicado – como tantos outros espalhados por essa blogosfera. Desta vez decidimos fazer algo de diferente. Pegámos na força democrática que define a Web e acabámos por devolver algo. Chamem-lhe tempo de antena, chamem-lhe espaço mediático, o que quiserem. Gostamos de pensar que não é mais do que aprendizagem.

Hoje inauguramos uma nova rubrica: Post de Escuta.

E é uma simples forma de dar voz a outros. O Post de Escuta quer ser um espaço de entrevista e de difusão para bandas e artistas que povoam o Myspace. E que habitualmente não têm atenção.

Queremos estar atentos à música que se faz por aí. E sempre que possível reservamos um pequeno espaço aqui no Take a Break, para que mais pessoas também possam ouvir.

Hoje ficam com a rubrica inaugural. De futuro pedimos que não se acanhem. Caso conheçam algum projecto (e pode ser o vosso próprio projecto) que poderia ter um espaço aqui no Take A Break, é só dizer. takeabreak.mail@gmail.com

Take a Break
__________________
Post de Escuta aCORDA


www.myspace.com/acordaproject

Sara e Tiago. Dois nomes, duas pessoas num único gesto musical. Juntaram-se num pequeno projecto. O Take a Break ouviu a sua música. E antes que a estranheza tomasse conta do momento, já os nossos corpos se mostravam inquietos, balançados pelo inevitável ritmo. Venceram recentemente o concurso Jovens Criadores 2008, organizado pelo IPJ e pelo CPAI. Perguntámos quem eram. E aCorda respondeu.

Definam o vosso projecto à la twitter.

aCorda foi tecida pela disposição de experimentar, com base em conceitos e improvisações subjacentes à capacidade criativa de duas pessoas que se movem não só, mas também pelo vasto mundo da voz.

(195 caracteres… aCorda não cedeu à twitterização)

Quais são as vossas referências musicais?

SB –São muito variadas. Vão desde a música clássica ao jazz, passando pela experimental, pelo pop e pelo rock: Meredith Monk, Mozart, Ella Fitzgerald, Jacques Brel, Bobby McFerrin, Velvet Underground, Bach, Mler If Dada, Betty Carter, Salif Keita e Farinha Master, entre outros.

TG – Também tenho demasiadas referências. Variam um pouco consoante o meu objectivo perante a música. Tendo em conta as influências para aquilo que faço, parece-me bem enunciar Stomp, Mayumana, Tap Dogs, Gumboots, Cirque du Soleil, Bobby McFerrin, Pedro Carneiro, Kodo, Bauchklang, Mamady Keita, Beardyman, Guem Adama Dramé, Thapelo Khomo, Giovanni Hidalgo. No entanto, ficam muitíssimos outros por referir, em diversos estilos musicais...


A música é para ser uma aposta de carreira, ou apenas um hobby?

SB – A música já é uma aposta de carreira, no meu caso. Divido-me entre a música clássica, o Jazz e a música experimental, a par de um percurso artístico como actriz.

TG – Acima de tudo, é para continuar a ser uma paixão. Neste momento, para mim, é um hobby, mas tento sempre estar cada vez mais ligado à música. Faz parte de mim.

Ganharam o ‘Jovens Criadores 2008’. Qual é a mais-valia destas iniciativas?

TG – O facto de promoverem a cultura através de variadas vertentes artísticas. Apela-se à criação, promove-se o encontro, revela-se a criatividade…

S.B. – E é um estímulo para desenvolvermos o nosso projecto futuramente.

Tiago, vais representar Portugal a Berlim no Beatbox Battle World Championship. Quais são as tuas expectativas?

TG – Bem, tenho expectativas elevadas em relação à experiência, mas vou um bocado ao sabor do imprevisto. Vou-me deixar levar pelo ritmo, pelo convívio e pela vontade de conhecer, partilhar e improvisar. Afinal de contas, não é todos os dias que se tem a oportunidade de estar em grande confraternização com os melhores do mundo!

Qual foi o último cd que compraram?

SB – Se bem me lembro, foi o Fin’ Amor, de Martin Codax.

TG – A última vez comprei cinco CD’s, todos de percussão, através de uma encomenda online. Destaco o Global Drum Project, de Mickey Hart e Zakir Hussain.

E qual é "O" vosso album?

TG – Para mim não existe ‘O’, mas sim ‘OS’. E são muitos.

SB – Isso é extremamente difícil de responder. A música que oiço tem muito que ver com a disposição com que estou. Se num dia ouvir Ravel é maravilhoso, noutro dia a Rita Lee é o que mais faz sentido ouvir. Por isso, é muito relativo...

Quem é que não suportam? (musicalmente falando)

SB – Musicalmente falando, não gosto nada de Mafalda Veiga, Il Divo, João Pedro Pais, Delfins, Pólo Norte e Britney Spears, para citar alguns.

TG – Não tenho nenhum ódio de estimação, mas claro que há muita coisa que não aprecio. Eu suporto ‘tudo’, ainda que alguns exemplos não goste de ouvir mais que meia dúzia de segundos.

Já vos pediram autógrafos ?

SB – Neste projecto ainda não, mas noutras ocasiões, sim.

TG – Neste projecto ainda não, mas noutras ocasiões, também não. [risos] Só na brincadeira, mesmo.

Têm agora antena aberta para convidar os visitantes do Take a Break a conhecerem a vossa música...

A descoberta através de experiências e troca de ideias permitiu-nos vislumbrar uma ligação forte. A voz e o beatboxing unem-se uma vez que têm a mesma base, e as estruturas criadas reflectem ritmos, melodias e ambiências que se complementam dinâmica e naturalmente. O espaço sonoro é pura e simplesmente vocal e, através de divagações e viagens, contam-se ‘histórias’ que podem ser mostradas ao espectador de diversas maneiras e com diferentes objectivos.

Uma vez que tentamos proporcionar uma intensidade única, qualquer pessoa que valorize a expressão artística, a criatividade, o sentido de humor, o experimentalismo ou a improvisação poderá identificar-se em pleno com o nosso projecto.


aCorda vocal project: www.myspace.com/acordaproject

Tiago Grade: www.myspace.com/rizumik

Sara Belo: www.myspace.com/sarabelomix
posted by P.R @ 3:02 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates