domingo, fevereiro 22, 2009
Previsões para os Oscars. À lá Twitter.
Slumdog Millionaire ou Benjamin Button? Sean Penn ou Mickey Rourke? Kate Winslet ou Meryl Streep? Penélope Cruz ou uma surpresa? Heath Ledger ou... Heath Ledger?

Não temos twitter, mas decidimos fazer um post ao estilo micro-blog. Os nossos 5 tostões sobre os principais nomeados aos Oscars, compactados em 140 caracteres cada um.

Filme


Slumdog Millionaire
O alvo a abater. Opiniões pessoais à parte, este é o filme mais consensual do ano. E merece-o, caraças. (not_alone)
É o síndrome “prenda-de-natal-da-avózinha”. Tem um papel de embrulho muito bonito mas abrimos e são novamente as peúgas com as raquetes. (P.R)
Tornou-se rapidamente no filme mais sobrevalorizado do ano. Tem muito artifício mas pouco cinema. A Academia não se importa. Vai ganhar.(Paulo)
Crítica internacional, público e pares reconhecem o trabalho. Algo incomum. Por cá "se tanta gente diz que é bom, então não deve ser". (P.)
Não é um atentado ao cinema, mas Boyle já fez muito melhor em Trainspotting. Percebo o fenómeno, mas não sou atingido como tantos outros. (Carlos)

The Curious Case of Benjamin Button
Faltou-lhe só “um bocadinho assim”. E faltou também a nomeação de Cate Blanchett. (not_alone)
Um belíssimo filme e o meu favorito.(P.R)
Não atinge a perfeição, mas se vencesse, ficava muito bem na fotografia. (Paulo)
Excelente filme. Mas não é sequer o melhor de Fincher, ainda que mereça perfeitamente a nomeação. (P.)
Se não há The Wrestler nem Revolutionary Road, Benjamin Button ou Milk são os justos vencedores. (Carlos)

The Reader
A ovelha negra da corrida, acabou por provar estar à altura da competição. (not_alone)
Filme bonzinho e algo académico. Seria o filme mais sobrevalorizado se não existe por ai um rafeiro milionário.(P.R)
Outro que não faz aqui grande coisa. Excelentes interpretações, mas há categorias para isso. (Paulo)

Temas polémicos abordados com uma dignidade tremenda. Supreendeu-me. (P.)
Começa muito bem, é intenso, mas possui falhas ao nível da dramaturgia e do seu equilíbrio. (Carlos)

Frost/Nixon
Isto é o show Frank Langella. Não tem qualquer hipótese de ganhar. Mas a nomeação ninguém contesta. (not_alone)
É um filme coeso, bem orquestrado e interpretado. Merece a nomeação. (P.R)

O mais fraco dos cinco. Obra interessante, ainda assim. Por ser Nixon é natural que chegue aqui. São os EUA. (P.)
É um bom filme, mas a sua nomeação é exagerada. Para filme político, vale muito mais Milk. (Carlos)

Milk
Isto é o show Sean Penn. E Josh Brolin. Tira-se isso e é só um grande bocejo. (not_alone)
Filme brilhante que pode ser a grande surpresa. Eu não me importava nada(P.R)
O melhor entre os nomeados. Um típico biopic transformado em algo bem maior. (Paulo)

Gus Van Sant a mostrar serviço. Excelente filme. Excelentes actores. Merece o destaque. (P.)
Novamente: à falta de The Wrestler e de Revolutionary Road, é, a par do novo Fincher, o melhor candidato. (Carlos)

Em Falta
Onde está Wall-e, The Dark Knight e, especialmente, Revolutionary Road!? (not_alone)
Sugiro partir as rótulas ao membros que não votaram no Revolutionary Road. (P.R)
Ainda não vi alguns, mas a ausência de The Wrestler é imperdoável.(Paulo)

Wall-e tinha lugar aqui. Mas no geral acabo por aceitar as escolhas. (P.)
Revolutionary Road e The Wrestler? É impossível não estarem aqui. (Carlos)

Realizador


Danny Boyle
A magia dos contrastes. Das cores, emoções, passagens rápidas e imagens contemplativas. Ele este sempre lá e nunca deixa nada ao acaso. (not_alone)
É muita realização bonitinha, com muito estilo e tal mas com pouco conteúdo. É Cinema fast-food.
(P.R)
Boyle já fez bem melhor, e vai ganhar por uma moda passageira (Paulo)

Chamem-lhe o que quiserem, mas marca a diferença no estilo. Em relação a este e a anos anteriores na categoria. (P.)
Vai ganhar, injustamente. Mas sabe o que o público quer e criou um verdadeiro fenómeno popular. (Carlos)

David Fincher
Mais sereno, com uma visão mais apaixonada do cinema. Ainda assim, como o filme, ficou aquém. (not_alone)
Excelente trabalho. Só pela cena do atropelamento merece a nomeação.
(P.R)
Não é a sua obra-prima, mas a realização é imaculada. (Paulo)

Novamente: muito bem, sim, mas há melhor Fincher. (P.)
Cada vez mais reduzido a um olhar essencial no seu cinema, Fincher seria um justo vencedor. (Carlos)

Stephen Daldry
3 filmes, 3 nomeações, todas merecidas. Temos um novo caso do síndrome Sam Mendes. (not_alone)
Ah grande Weistein… (P.R)
A realização é o ponto mais fraco do filme... (Paulo)

Muito, muito bem. Merece a nomeação, mas este vai (merecidamente) para Danny Boyle. (P.)
Fez um trabalho desequilibrado, mas claramente intenso. Talvez a nomeação seja excessiva. (Carlos)

Ron Howard
Competente. Nada mais. (not_alone)
Ah… aceita-se. (P.R)
Se o filme é nomeado, ele também. Lógica simples. Novamente, parece ser o mais fraco dos cinco. (P.)
Está nomeado pelo seu melhor trabalho até agora. Mas é um realizador claramente medíocre, e Frost/Nixon não é um bom filme por sua causa. (Carlos)

Gus Van Sant
Num filme que se apresenta polémico, tudo está constrito, amarrado. Era preciso fazer jus ao tema e sair do armário. (not_alone)
Assina a melhor realização dos 5. Tenho dito. (P.R)
Não vi o trabalho de Ron Howard, mas este é sublime (Paulo)

Grande trabalho. Já se deram óscares por muito menos. (P.)
Seria tão justo como Fincher. Milk é um fabuloso objecto de cinema para o grande público, e no entanto Van Sant consegue manter todas as suas marcas autorais. (Carlos)

Actor


Mickey Rourke
Se não ganhar este, ganha o próximo. A academia adora os comebacks e eu adoro actores cool. O Oscar ficava bem entregue. (not_alone)
Não vi ainda, mas deve ganhar.
(P.R)
O meu favorito. Se não ganhar, compro um chapéu e como-o (Paulo)

É entre ele e Sean Penn. Mas Mickey mostrou ser um exemplo de recuperação humana. Se ganhar é merecido. (P.)
Penn que me perdoe, mas Rourke tem que ganhar isto. O seu trabalho em The Wrestler arrasa qualquer um. (Carlos)

Sean Penn
Se não ganhar este, ganha o anterior. O actor mergulha no personagem e perde-se nos trejeitos de Harvey Milk. Fabuloso. (not_alone)
É daquelas interpretações memoráveis que ficam para a história. O Oscar comparado com isso não é nada. (P.R)
Excelente, mas Rourke está um nadinha à frente. (Paulo)

O único com autorização para roubar a estatueta a Mickey Rourke (P.)
É uma interpretação fabulosa, mas calhou no ano de Rourke. Não se faz. (Carlos)

Frank Langella
A surpresa merecida seria o mr. Nixon arrecadar o prémio. Uma interpretação de força, muito própria e sem colagens. Muito, muito intenso. (not_alone)
Grande Frank! Pode ser a surpresa da noite (P.R)
Não vi o filme, mas ele era o Skeletor no Masters of the Universe, portanto se ganhar eu aplaudo. (Paulo)

O melhor do filme. Noutro ano poderia ter Óscar. O ano passado houve Daniel Day Lewis. Este ano, já se sabe... (P.)
Interpretação poderosa, mas há candidatos ainda mais fortes. (Carlos)

Richard Jenkins
Frase-feita nº 2345: a nomeação é já uma vitória (P.R)
É o melhor do filme, vai muito bem, mas a nomeação é suficiente. (Paulo)

Brad Pitt
A nomeação parece-me exagerada. Um grande actor, mas outros seus papéis mereciam ter tido a nomeação. Mais do que este Benjamin Button. (not_alone)
É uma bela interpretação de um bom actor. Mas já fez melhor.
(P.R)
Já o vimos melhor sem nomeação, mas está sólido e justifica a nomeação. (Paulo)

Por questão de carreira merece nomeação. Mas fez um bom trabalho, sem dúvida. (P.)
Talvez seja a interpretação da sua vida, e no entanto não vai ganhar (continua a haver Rourke e continua a haver Penn). (Carlos)

Em Falta
Leonardo Dicaprio em Revolutionary Road, dá 10 a 0 a Brad Pitt. Clint Eastwood em Gran Torino. (not_alone)
Sugiro depilação a frio nas virilhas em quem não votou no Leonardo Dicaprio (P.R)
Leonardo DiCaprio, claro. (Carlos)

Actriz


Kate Winslet
É provável que ganhe pelo ano fabuloso que teve. Mas em The Reader, especificamente, perde por comparação. (not_alone)
É a actriz do ano e deve levar o Oscar. Pena que o leve por um dos seus desempenhos menos brilhantes
(P.R)
Está ao seu nível: excelente. E já merece ganhar. (Paulo)

Merece este Óscar. (P.)
Merecia ganhar por Revolutionary Road, mas também merece por The Reader. (Carlos)

Meryl Streep
Já lá vão 26 anos desde que ganhou o último. E este papel é um monumento ao calibre desta actriz. Seria a mais justa vencedora. (not_alone)
É a melhor actriz viva. É preciso dizer mais alguma coisa? (P.R)
Não vi ainda, mas não sou eu quem vai dizer mal desta Senhora. (Paulo)

Bem, se Kate Winslet perder, que seja para esta senhora, ou para Angelina Jolie. (P.)
Merece sempre, já nem há nada a dizer. Mas é o tempo de Kate Winslet brilhar. (Carlos)

Anne Hathaway
O seu doloroso retrato de uma drogada em recuperação é capaz. Mas não o suficiente. (not_alone)
Ainda não vi, mas ela irrita-me. E só por isso não vai leva o Oscar.
(P.R)
Deixou-me de rastos. Nada contra uma possível vitória. (Paulo)

Adorei-a. Não terá hipóteses, mas descobri que temos Actriz. (P.)
É uma interpretação fabulosa num filme fabuloso. Seria também uma agradável surpresa. (Carlos)

Melissa Leo
Frase-feita nº 2346: a nomeação é já uma vitória (P.R)
Não vi, mas nunca a vi mal em nenhum filme. Aposto que vai muito bem. (Paulo)

Angelina Jolie
Tentou demasiado. Falhou. O esforço foi valorizado, mas ninguém gosta de pedinchas... (not_alone)
Angelina Jolie Extraordinário tour de force! Clint arranca um desempenho brilhante de Angelina. Das 5 nomeadas é a minha preferida. (P.R)
Faço minhas as palavras do P.R. (Paulo)

Grande, grande senhora. E que interpretação brilhante. (P.)
É a sua melhor interpretação até hoje, e a vitória não lhe ficaria nada mal. (Carlos)

Em Falta
Kate Winslet em Revolutionary Road. Fica por homenagear “só” um dos melhores papeis femininos de sempre. Sally Hawkins em Happy-Go-Lucky. (not_alone)
Sugiro arrancar as unhas dos pés e das mãos com um alicate a quem não votou na Kate Winslet em Revolutionary Road.
(P.R)
Kate Winslet no novo Sam Mendes ; Sally Hawkins e a sua Poppy. (Carlos)

Actor Secundário


Heath Ledger
Há dúvidas? Não as tenham. Está dado. (not_alone)
Next… (P.R)
Nesta categoria não vi quase nada, logo não posso ser eu a contrariar a Academia. O melhor noutro filme sobrevalorizado. (Paulo)

Ter morrido é fraca desculpa para chamar sobrevalorizado. Meteu a um canto o Joker de... Jack Nicholson. (P.)
Já está ganho, e é completamente merecido. (Carlos)

Michael Shannon
Se Heath Ledger não estivesse na corrida, esta era a minha escolha. Só para Revolutionary Road não sair de mãos a abanar. (not_alone)
Belíssimo desempenho. Belíssima nomeação. Chega. (P.R)
É uma interpretação arrepiante, mas há Ledger. (Carlos)

Robert Downey Jr.
Já temos um palhaço na corrida. Infelizmente para Robert Downey Jr, o seu é o palhaço pobre. (not_alone)
Quem deve estar com dor de cotovelo é o Jim Carey. Afinal é possível um desempenho de comédia ser nomeado. Basta o merecer.
(P.R)
Dos meus actores favoritos da sua geração. Não vi o filme, mas gostava de o ver aceitar um Oscar. (Paulo)

Está excelente mas talvez seja excessiva a nomeação. No mesmo filme, Tom Cruise está ainda mais irreconhecível. E melhor. (P.)
É um grande actor, mas ganhar pela sua interpretação em Tropic Thunder seria injusto. (Carlos)

Josh Brolin
Com Sean Penn, torna Milk suportável. Mas não é marcante o suficiente para aspirar ao prémio. (not_alone)
Pega num pequeno mas preponderante papel que tem em Milk e eleva-o a um outro patamar. Josh não fosse o Heath e o careca era teu!
(P.R)
Humaniza de forma brilhante e subtil um papel à partida pouco simpático. Excelente. (Paulo)

Excelente papel, sim, principalmente por ser tão discreto. Mas só do mesmo filme nomeava mais gente. Ou até outros. (P.)
Cume de contenção e brilhantismo, mas não me parece ter hipóteses. (Carlos)

Philip Seymour Hoffman
Já tem um Oscar, muito recente. E já o vimos fazer muito melhor. (not_alone)
Philip Seymour Hoffman É como aqueles jogos do Benfica em que ganhamos 1 a 0. Cumpre mas não deslumbra. (P.R)
Não o vi neste, mas como um dos melhores na sua profissão, certamente que está cá bem (Paulo)
Os Óscares deviam de ser de seis em seis meses só para premiar este senhor. (P.)
Sempre sublime, mas desta vez há interpretações ainda maiores. (Carlos)

Em Falta
Há quem diga que James Franco também devia aqui estar, eu acho que está bem assim. (not_alone)
Eu digo-o: James Franco também devia estar aqui. E Emile Hirsh, brrrr, temos actor. (P.)
Concordo com a nomeação de James Franco. (Carlos)

Actriz Secundária


Penélope Cruz
Começo a acreditar na vitória da espanhola. Maria Elena é uma força da natureza. (not_alone)
Nuestra hermana está com a força toda para ganhar mais um Oscar para os nossos vizinhos. É sem duvida merecido. A questão é se chega lá. (P.R)
Acho que vai ganhar, e não poderia ser mais justo. (Paulo)
Filme delicioso. E Penélope é o melhor do filme. (P.)
Um papel delicioso e uma interpretação radical. É uma vencedora justa. (Carlos)

Viola Davis
Quem em 10 minutos consegue roubar o protagonismo a Meryl Streep, pode muito bem roubar um Oscar a Penélope. (not_alone)
Aposto metade das minhas fichas nesta senhora. Lembram-se de Tilda Swinton? A academia não vai deixar que a Dúvida fique em branco… (P.R)
É mesmo possível numa única conversa merecer um Óscar. Está é a prova. (P.)
Wow, talvez Viola Davis faça os melhores dez minutos de Doubt. (Carlos)

Taraji P. Henson
É uma personagem adorável e, caso apostem na surpresa, poderá ser um dos únicos Oscars importantes para Benjamin Button. (not_alone)
... ou então deixam mesmo e salvam da Benjamim Button vergonha de não levar nada para casa. (P.R)
Não vai mal, mas uma nomeação parece-me um exagero só justificável pela falta de grandes papéis. (Paulo)
É merecida, sim, mas apenas isso. (P.)
É uma nomeação justa, mas falta-lhe a imensidão dos papéis das outras candidatas. (Carlos)

Amy Adams
Não se espantem se passar à frente da concorrência. Esta é das categorias mais imprevisíveis e Amy Adams está à altura. (not_alone)
A minha favorita. Acho o seu desempenho o mais genuíno e verosímil. E é verdadeiramente uma “actriz secundária”. Go Amy!
(P.R)
Mais uma num filme (A Dúvida) feito por actores, para actores. Excelente interpretação. E é querida como tudo. (P.)
Amy Adams ainda vai muito longe. E ainda tem tempo. (Carlos)

Marisa Tomei
Será um prémio de consolação, caso Mickey Rourke não ganhe. Mas não me parece que seja o caso. (not_alone)
Lembram-se de “My Cousin Vinny”? A Academia também (P.R)
Excelente actriz, memorável em The Wrestler. Tal como George Costanza, também tenho um fraquinho por ela. (Paulo)
Fantástica, a minha favoriata. Como Rourke, dá o corpo ao manifesto. Mas no caso dela é bonito de se ver... (P.)
A minha favorita. Entreguem-lhe esse óscar, por favor. (Carlos)


Em Falta
Rosemarie DeWitt em Rachel Getting Married. Quanto a mim, melhor do que Anne Hathaway. (not_alone)
Dá para nomear a Eve? (P.R)
Rosemarie DeWitt devia estar por aqui. (Paulo)
Consenso, estou totalmente com estes meus três caros colegas (P.)

Argumento Original


Milk
Parece-me lógico que o único a figurar na lista dos 5 filmes vença nesta categoria. Lógico não é o mesmo que justo. (not_alone)
Justíssima nomeação e vitória.
(P.R)
Por acaso achei o argumento o ponto menos impressionante, e se calhar será a única vitória. Enfim... (Paulo)
Sim. Ou então não. Ganhar talvez seja demasiado. (P.)
Há falta de mais prémios, melhor argumento original seria justo. (Carlos)

In Bruges
Em alguns casos, a nomeação não chega. Só ficava satisfeito com a vitória. (not_alone)
Uma excelente surpresa! E pensar que fui ver este filme porque era do argumentista da peça Pillowman. Nunca pensei que chegasse até aqui. (P.R)
Ainda bem que se lembraram de In Bruges. Seria uma pena ter passado completamente ao lado (P.)

Wall-E
Seria uma bela forma de compensar nunca porem os filmes de animação no mesmo patamar que todos os outros. (not_alone)
Foi um dos filmes do ano. E têm um dos argumentos do ano. 1 +1=2 Tudo bate certo.
(P.R)
É uma excelente ideia, talvez não um brilhante argumento, mas eu gosto. (Paulo)

Poesia em movimento. Merece tudo o que tiverem para lhe dar. (P.)
Era bom que ganhasse, não era? (Carlos)

Happy-Go-Lucky
Mais uma vez, o factor compensação. Sally Hawkins foi roubada, esta seria a forma de desviar as atenções daí. (not_alone)
Não vi o filme mas isso não me impede de achar que o senhor não vai levantar o rabo da cadeira... (P.R)
Outro justo, justíssimo, vencedor. É das melhores comédias que me lembro de ver nos últimos anos. (Carlos)

Frozen River
Adivinhem? (not_alone)
Frozen quê?
(P.R)

Argumento Adaptado


Slumdog Millionaire
É uma história que imaginamos todos os dias. A ganhar vida. Não deve ser isso o cinema? (not_alone)
Tinha potencial se não caísse em clichés maçadores. Porém SM é como aquelas pastilhas que se colam no sapato e nem raspadas saem. Vai ganhar.
(P.R)
Whatever. Já ganhou, porque tem flashbacks, e é "duro". LOL! (Paulo)

Será que veremos humanos a rosnar se Slumdog sair como O vencedor deste ano? (P.)
Não, já chega de prémios. (Carlos)

The Curious Case of Benjamin Button
E se... este filme não tivesse nada a ver com o conto? Era melhor, ou pior? (not_alone)
De adaptado tem o nome da personagem e o facto de ele nascer velho. O que nos vale é que é um excelente argumento. Merecia ganhar.
(P.R)
Não gosto particularmente deste argumento. Já o vi em melhor no Forrest Gump. (Paulo)
Argumento está razoável/bom, mas é a premissa (fabulosa) que faz o filme. A história naturalmente que seria sempre previsível. (P.)
É uma história épica, que costuma agradar à academia. E a minha favorita. (Carlos)

Doubt

Demasiado preso à peça. Faltava uma nova dimensão, mais cinematográfica. (not_alone)
É igual à peça. De adaptação tem muito pouco. O que vale é que não ganha.
(P.R)
O argumento é o que é. É daqueles casos que sem actores muito acima da média passava ao lado de tudo. (P.)
Concordo com o not alone. (Carlos)

The Reader
É um outsider. Umas vezes isso é bom, outras não. (not_alone)
Tem algumas falhas. É exagerada a nomeação. (P.R)
Hare podia ter ganho por The Hours. Só está aqui por arrasto. (Paulo)
Argumento portentoso. Que ganhe. Merece. (P.)
Talvez merecesse estar aqui, mas é demasiado certinho. (Carlos)

Frost/Nixon
Esgota-se em si mesmo. Obedece a todas as regras, mas deixa-se ultrapassar pela concorrência. (not_alone)
Um dos pontos fortes do filme (muito mais que a realização). Fica bem entre os 5 nomeados. (P.R)
A segunda melhor coisa do filme. Uma premissa à partida aborrecida (uma entrevista...) ganha outra dimensão. (P.)
O argumento ganha literalmente à realização e permite interpretações fabulosas. Talvez seja uma surpresa. (Carlos)

Filme de Animação


Wall-E
Como Heath Ledger, ter de abrir o envelope no dia é só uma formalidade. (not_alone)
Shocker! (P.R)
Foi o único que vi. Já ganhou. (Paulo)
Filme fabuloso. Mas a primeira meia hora em especial é do melhor que se fez em cinema nos últimos anos. (P.)
Não dá hipóteses a nenhum outro. E é um dos maiores filmes de nomeação de sempre. (Carlos)

Kung Fu Panda
É um filme bem divertido com uma personagem principal deliciosa. É bem nomeado, sim senhor! (P.R)
Tem piada. (P.)

Bolt
Ocupou a 3ª vaga roubando o lugar a Vaslsa com Bashir. Fica-se por aí. (P.R)

Em Falta
Valsa Com Bashir. É quase criminosa esta omissão. (not_alone)
Será obrigatório poder ser visto por crianças? É que Valsa com Bashir é um filme animado... Esqueceram-se... (P.)
Valsa com Bashir era obrigatório aqui. Mas talvez ganhe em Melhor Filme Estrangeiro. (Carlos)
posted by not_alone @ 3:00 da tarde  
1 Comments:
  • At 7:45 da tarde, Blogger M. said…

    À la twitter: Criminosa a falta de comentários a este post. Bom empreendimento.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates