sexta-feira, setembro 26, 2008
Imago - International Young Film Festival

Por solicitação do Pedro Pina, e uma vez que resido e sou "quase" natural do sítio onde decorre o evento, proponho-me fazer uma breve resenha sobre o festival, de forma a que todos os leitores do Take a Break possam estar devidamente inteirados acerca do mesmo.

O Imago é um festival multidisciplinar que surgiu, já há alguns anos (1998), na cidade da Covilhã. Entretanto, e fruto de uma série de "guerras políticas", chamemos-lhes assim, o festival transferiu-se para a cidade do Fundão, onde já "mora" desde 2004.

Em primeiro lugar, dizer que este não é um qualquer "mini-evento" que se realiza na província..., é um verdadeiro festival, organizado por gente que "sabe fazer" e "faz bem"!

O Festival concentra-se, acima de tudo, nas curtas. Há uma "competição internacional", uma competição "under 25" e uma competição "Doc's in shorts". Ou seja, sempre curtas metragens!

A estas competições juntam-se outros capítulos e secções do festival. Um deles (aquele a que, via de regra, mais atenção dou) costuma chamar-se "Early Years" e dedica-se à mostra das obras embrionárias, algumas pouco divulgadas, de realizadores consagrados. Em anos anteriores já tivémos a possibilidade de assistir às primeiras obras de Martin Scorsese, Clint Eastwood, Terry Gilliam, entre outros... Este ano esse capítulo muda de nome e chama-se "Godard arround 68"... Serão exibidos "Un film comme les autres", "La Chinoise" e "Made in USA".

Outro dos capítulos do festival, que o ano passado segui com muita atenção, é a secção dos documentários sobre música, este ano dedicada a D.A. Pennebaker e Julien Temple.


À noite as coisas mudam de figura e é a vez de um outro festival entrar em acção, o "Sound and Vision Experience". Aqui dá-se especial relevo à música, seja através de concertos, dj set's ou live acts... Já tivémos no Fundão nomes como Erlend Oye dos Kings of convenience, Alex das Chicks on Speed, Andy Votel, El Perro Del Mar, Casiotone for the Painfully Alone, Kid Koala, Kid Loco, Andy Smith dos Portishead, entre muitos outros...

Este ano, destaque para o concerto dos "Principles of Geometry", logo no dia da abertura do festival, para o concerto de Joakim com a sua banda e para os Dj set's da editora Tigersushi. A moagem (espécie de centro cultural da cidade do Fundão) promete aquecer pela noite dentro, havendo motivos de sobra para não faltar ao festival.


Em suma, dir-se-á que o Imago é um festival bastante eclético e muito bem organizado, que não fica atrás de festivais organizados em grandes cidades europeias, tanto pela qualidade e diversidade da programação, como pelo "saber fazer" com o qual os seus organizadores nos presenteiam todos os anos!

Para mais informações visitem o site ou o blog do festival e não deixem de aqui dar um pulinho, caso tenham ficado agradados com a ideia!
posted by Ursdens @ 3:25 da tarde  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates