segunda-feira, março 26, 2007
Uma voz de protesto
Desculpem o desabafo, é um concurso, e vale o que vale, mas é vergonhoso para o nosso país que 40 % (!!!) das pessoas tenham votado em Salazar! Salazar foi uma figura proeminente da nossa história, é um facto. Mas o que se pretende avaliar é os méritos dessas figuras. Daí pergunto: Salazar o melhor português de sempre? Recordo uma frase de Salazar: "um povo culto é ingovernável". Penso que não é preciso dizer mais nada...

posted by P.R @ 1:20 da manhã  
10 Comments:
  • At 2:09 da manhã, Blogger Carlos M. Reis said…

    Eu digo mais sim senhor. Elegemos um "assassino" como o maior português da nossa história. E como disse no meu blogue, não há obra, votação popular ou edifício que lhe retire esse epíteto. Uma vergonha.

     
  • At 8:20 da manhã, Blogger Francisco Mendes said…

    Tudo isto é triste, mas tudo isto também é fado do nível popular que temos. Sinto-me envergonhado.

     
  • At 11:32 da manhã, Blogger P.R said…

    Pois... parece que "vergonha" tem sido a palavra mais usada. Nos outros escolhe-se pessoas das artes, filósofos, pensadores e verdadeiros humanistas que defenderam a vida de terceiros (como Aristides). Os portugueses escolhem um fascista que aterrorizou e matou milhares de pessoas! Enfim... cada vez mais Portugal faz menos sentido!

    Abraço Knoxville e Francisco!

     
  • At 11:33 da manhã, Blogger Juom said…

    LOL! Desculpa lá, Pedro, mas antes de tudo, esta notícia (que soube agora quando vim ao blog) dá-me mais vontade de rir do que outra coisa qualquer.

    Desde há uns tempos para cá que ser português me parece uma posição altamente esquizofrénica. Eleger Salazar como maior português de sempre, ainda que num concurso televisivo, só me ajuda a confirmar isso mesmo, especialmente um mês depois de se ter despenalizado o aborto - dois resultados, como se sabe, perfeitamente compatíveis. Opressão (e televisão rasca, já agora) é o que o povo quer. Só se for por estarem fartos de ir todos os dias para a rua em protesto contra o governo. Afinal de contas, durante o Estado Novo, isso seria inconcebível... tal como pensar ou votar e coisas do género.

     
  • At 12:02 da tarde, Blogger P.R said…

    Vontade de rir ? Pois a mim não Paulo. Mas atenção a minha atitude em relação a esta vitória vai um pouco além de ser um programa de televisão porque isso vale o que vale. A questão é que Salazar foi uma figura na história Portuguesa, e isso é algo incontornável. Mas se é verdade que em termos económicos fez um grande trabalho, em termos humanos foi um assassino. E o que me chateia é que 30 anos depois as pessoas, devido, se calhar, à sua baixa auto-estima, necessitem de ser controladas e queiram novamente viver um tempo de subserviência política, ideológica e humana. A questão não é o programa, mas sim os mentecaptos dos portugueses.

     
  • At 12:30 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    estes programas nem sempre atendem somente aos votos das pessoas, há sempre coisas por detrás. Além disso, as polémicas são o pão nosso de cada dia. e depois, só uma pessoa com QI de baixo nível, que vote nos big brothers é que participa num concurso televisivo que tenta eleger qual a melhor personalidade portuguesa. Sendo assim, as outras personalidades históricas foram eliminadas (?), e a História do nosso país pode agora girar somente à volta de Salazar, já que como dizia o slogan do programa "só há lugar para um"...

     
  • At 5:30 da tarde, Blogger opinion said…

    penso claramente que não é a opinião da generalidade dos portugueses... se fosse o nivel de "estupefaccao" nao seria tao alto.
    Sinceramente tenho algumas dificuldades em reconhecer meritos em ditadores... é a mesma coisa que reconhecer as qualidades do hitler que retirou a alemanha de uma crise economica (e mesmo de identidade ), utilizando para isso a motivação de uma guerra para conquistar a europa e exterminar os judeus (que personificavam todos os problemas que atingiam a alemanha). Para mim salazar está a este nivel, mas devidamente adequado à realidade tuga... resolver problemas economicos quando eu mando em tudo o que toda a gente compra, vende e a que preço... não me parece nenhuma tarefa hercúlea.

     
  • At 5:25 da tarde, Blogger Juom said…

    Eu, pessoalmente, não consigo (ou se calhar não quero) pensar nisto fora do contexto do programa. Digo que me dá vontade de rir porque não penso que este resultado seja mínimamente significativo. Como disse o Miguel, isto é uma manobra televisiva básica onde, como se sabe, a polémica conta (e vende)muito, daí que eu imagine os velhotes que protestam nos autocarros a falta de lugar sentado dizendo que no tempo do Salazar isso não acontecia, ou que naquele tempo os jovens andavam era de camisa por dentro das calças e não respondiamaos mais velhos, a ligar para o programa e votar compulsivamente. A estação tratou de alimentar esses impulsos e aquilo agora vale o que vale. Quanto a mim, vale tanto quanto a vitória do Zé Maria. No fundo, o que quero dizer, Pedro, é que não acredito que haja motivo para preocupações. O povo quer é mandar vir, mas sabe perfeitamente que com Salazar no poder, isso seria impossível.

    Abraço, Pedro!

    PS - Já agora, gostaria de salientar esse hino à comédia que foi o grande outdoor colocado no Marquês em Lisboa por parte do PNR como protesto contra a emigração em Portugal. Há que salientar que, no meio de tanta estupidez em que o partido em questão é pródigo, ao menos foram inteligentes no timing (dias após essa glorificação salazarista), mas como se pôde ver pelas imagens televisivas, já alguém tratou de lhe enfiar com um balde de tinta em cima.

     
  • At 12:58 da tarde, Blogger aquelabruxa said…

    é imcompreensível...
    poderia entender se apenas tivessem votado pessoas de 80 anos, cheias de nostalgia por um passado mais organizado e barato, mas não foi esse o caso, pois não? quem votou? um mistério...

     
  • At 12:59 da tarde, Blogger aquelabruxa said…

    incompreensível, com n e não m! ai que vergonha! no tempo do salazar levava já uma reguada!

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates