sexta-feira, junho 22, 2007
Citzen Kane: melhor filme americano de sempre
Em 1996, o Instituto Americano do Filme revelou aqueles que para os mais de 1500 membros eram os 100 melhores filmes de sempre. Dez anos depois a AFI voltou a reunir-se e a eleger novamente os melhores dentro dos melhores. E mais uma vez a vitória sorriu a Citzen Kane. Realizado e escrito pelo célebre realizador e actor norte-americano Orsen Welles quando tinha apenas 25 anos, a história do magnata da imprensa escrita continua inabalável no posto de melhor filme de sempre.


Em segundo lugar na lista surge "O Padrinho" de Francis Ford Coppola de 1972, seguido do clássico "Casablanca". Eis o top 10:

1 CITIZEN KANE
2 THE GODFATHER
3 CASABLANCA
4 RAGING BULL
5 SINGIN' IN THE RAIN
6 GONE WITH THE WIND
7 LAWRENCE OF ARABIA
8 SCHINDLER'S LIST
9 VERTIGO
10 THE WIZARD OF OZ

Nesta lista, registam-se duas entradas novas: Vertigo e Ranging Bull.

Desde 1997, poucos foram os filmes que entraram para a lista. Os priveligiados são: The Lord of the Rings: The fellowship of the Ring (50º), Saving Private Ryan ( 71º) , Titanic(83º) e o The Sixth Sense (89º).

O realizador mais representado é Steven Spielberg com cinco filmes: ET, Jaws, Indiana Jones, Saving Private Ryan e Schindler's List.
posted by P.R @ 11:58 da manhã  
3 Comments:
  • At 8:46 da tarde, Blogger Bracken said…

    Já começa a ser um cliché dizer que "Citizen Kane" é o melhor filme de sempre. Em 50 anos, não se fez nada melhor? E daqui a 100 anos, não haverá nada melhor? Para mim, é só porque fica bem dizer que "Citizen Kane" é maravilhoso.
    Abraço,
    Bracken

     
  • At 9:41 da tarde, Blogger P.R said…

    Hum ... não sei Bracken. Apesar de toda a subjectividade que está patente nestas escolhas, a verdade é que Citzen Kane revolucionou o mundo de cinema não só pelo seu conteúdo mas sobretudo pela sua forma. É um dos grandes filmes de sempre e será sempre, independentemente dos anos que passarem.

     
  • At 11:57 da tarde, Blogger Juom said…

    Citizen Kane é, de facto, um espanto, e embora não seja o meu filme favorito, é impossível não lhe reconhecer os méritos. Além de que é um filme que vi apenas por uma vez e no entanto muitos dos seus planos e cenas perduram na minha memória tão claramente como se o tivesse visto mil vezes.

     
Enviar um comentário
<< Home
 
 

takeabreak.mail@gmail.com
Previous Post
Archives
Cinema
>> Críticas
>> Filme do mês
>> Grandes Momentos
>> 10 Filmes de Sempre
>> Balanços
"Combates"
Críticas Externas
Música
>> Concertos
>> Discos
>> Sugestão Musical
>> Video da Semana
>> Outros
Teatro
TV
Literatura
Outros
Links
Affiliates